Cedap promove ação de conscientização à tuberculose

Foto: reprodução

Reforçar a importância da conscientização sobre as consequências devastadoras da tuberculose. Esse é o objetivo da ação que será realizada nos terminais urbanos pela equipe do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap) no dia 24 de março, com a temática ‘Sim! Podemos acabar com a tuberculose’. Na data, os profissionais do Cedap irão compartilhar informações com os usuários, alertando sobre essa doença infecciosa e transmissível, que afeta, principalmente, os pulmões.

Dados do Ministério da Saúde (MS) mostram que, no mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados, aproximadamente, 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose, anualmente.

Considerada uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. “Por isso, a importância de se ter acesso à informação sobre a patologia, e, nos casos positivos, o tratamento correto para a obtenção da cura”, comenta a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose e Eliminação da Hanseníase, Vanessa Jacques Delfes Varela.

Em Blumenau, 149 casos foram diagnosticados em 2022.  O tratamento – que dura no mínimo, seis meses – é acompanhado pela equipe multidisciplinar do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) gratuitamente. O Centro fica localizado na Rua Paraíba, 380.

O que é a tuberculose?

É uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões, mas pode ocorrer em outros órgãos ou sistemas.

Sinais, sintomas e tratamento

O principal sintoma da tuberculose pulmonar é a tosse. Essa tosse pode ser seca ou produtiva (com catarro), por, no mínimo, três semanas. Cansaço fácil, febre baixa – geralmente no período da tarde – suor noturno, falta de apetite e emagrecimento acentuado também são indícios de que a pessoa possa estar com a doença. Para diagnosticar, basta procurar a unidade de saúde de referência e fazer a coleta do escarro. O resultado sai em dois dias e o paciente pode iniciar o tratamento para curar a tuberculose.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*