Centro Integrado de Cultura de Timbó é inaugurado

Foto: R2 Imagens

A noite da última sexta-feira, dia 18 de novembro, foi muito especial, com a inauguração do Centro Integrado de Cultura (CIC) e do Teatro Municipal de Timbó. Depois de 14 anos, a cultura de Timbó volta a ter um espaço exclusivo para apresentações culturais, de teatro, exposições, além de salas mais adequadas para os cursos da Fundação de Cultura e Turismo (FCT).

Em uma cerimônia restrita a convidados, a inauguração contou com a presença de diversas autoridades locais e regionais e representantes de grupos culturais e entidades de classe do município.

“Estamos realizados e felizes com este momento, pois não há desenvolvimento sem compromisso com a cultura. A inauguração do CIC encerra um ciclo difícil para a nossa cultura, pois ficamos por muito tempo sem teto. A inauguração abre a possibilidade para artistas jovens e experientes a trabalharem juntos, nas várias formas de expressão em que a cultura se apresenta como: teatro, dança, música, literatura, artes plásticas e tantas outras possibilidades que nossos artistas ainda vão inventar”, celebrou em seu discurso o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira.

“O CIC certamente será um divisor de águas para a história da nossa cultura e turismo, realizando este antigo sonho da classe cultural e de toda comunidade timboense. Agradeço a todos que ajudaram a estarmos aqui inaugurando este espaço, que trabalharam nesta grande obra, construída 100% com recursos próprios do município”, comemorou o prefeito Jorge Kruger durante seu discurso de inauguração. Ele ainda adiantou que o local passará a se chamar Centro Integrado de Cultura Ingo Germer, uma homenagem ao ex-prefeito, que foi um grande incentivador da cultura.

Neste importante capítulo da história de Timbó, o diretor de Indústria, Comércio e Serviços, Júnior Gama, apresentou a Timbó 2040, com as metas dentro de diversos aspectos, como educação, saúde, economia, que Timbó pretende alcançar nos próximos 18 anos.

Marcando esta nova fase com o CIC, foram apresentadas as novas logomarcas da Fundação de Cultura e Turismo e toda sua estrutura: Visite Timbó (turismo), Teatro Municipal, Museu do Imigrante, Museu da Música, Museu Casa do Poeta Lindolf Bell, Arquivo Público Muncipal Professor Gelindo Sebastião Buzzi, Casa de Artes Manuais.

Para fechar o evento com chave de ouro, os grupos culturais do município realizaram uma apresentação musical, com a participação dos grupos culturais Banda Municipal Professor João Müller, Orquestra de Câmara Municipal de Timbó, Coral Misto da Sociedade Recreativa e Cultural, Grupo Folclórico Os Cinquentões, Grupo Vocal Syahamba, Volkstanzgruppe Blauer Berg, Grupo de Dança Andreia Mendes, com diversos cantores convidados.

No sábado, em evento aberto para a comunidade, estes grupos voltaram a se apresentar no CIC, com a versão completa do espetáculo.

Medalha de Mérito Cultural

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a entrega da Medalha de Mérito Cultural Lindolf Bell, que homenageia artistas grupos culturais e personalidades culturais do município, que se destacaram por suas relevantes contribuições ao patrimônio artístico e cultural de Timbó. A partir de agora, a Medalha passa a ser entregue anualmente. Confira quem foram os 16 homenageados:

Categoria Personalidades culturais:

Gelindo Sebastião Buzzi
Nelso Weingärtner
Ivone Gumz

Categoria Grupos culturais:

Coral Misto da Sociedade Recreativa e Cultural
Banda Municipal Professor João Müller
Grupo Folclórico Os Cinquentões
Volkstanzgruppe Blauer Berg
Orquestra de Câmara Municipal de Timbó
Grupo de Dança Andreia Mendes
Grupo Vocal Syahamba
Associação de Clubes de Caça e Tiro de Timbó

Categoria Artistas:

Lindolf Bell
Egenolf Theilacker
Hans Hermann Ziel
Cornélia Augusta Floriani
Dupla Dany e Rafa

Fonte: PMT

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*