Cerca de 40 mil pessoas ainda não fizeram a vacina contra Influenza em Blumenau

Foto: reprodução

A menos de duas semanas do término da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, 86,5% do público-alvo da campanha receberam a imunização em Blumenau. O número está abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 90%. Os públicos que mais preocupam a Secretaria de Promoção da saúde (Semus) são os das gestantes, puérperas e crianças. Ao todo, cerca de 40 mil pessoas ainda não fizeram a vacina contra Influenza no município.

Entre as mais de três mil gestantes que deveriam tomar a vacina contra Influenza,  apenas 47% delas procurou o serviço. Entre as puérperas, que são as mulheres que tiveram parto há até 45 dias, o índice é ainda menor: 43% das 543 indicadas pelo MS. Entre as crianças, maiores de seis meses e menores de seis anos, a cobertura teve um aumento, mas os pais e responsáveis ainda precisam se mobilizaram para imunizar os cerca de 21 mil pequenos, já que pouco mais de 62% buscou a vacina. Os dados são do início da campanha até a semana passada.

No primeiro levantamento do MS, cerca de 125 mil pessoas poderiam se vacinar em Blumenau, sendo 80.734 a população dos grupos prioritários. A meta é atingir 90% desse público, e por enquanto Blumenau está com 86,5%.

Já foram aplicadas nas salas de vacinação da Semus mais de 85 mil doses da vacina. Para se vacinar é preciso agendar horário por meio do aplicativo Pronto Mobile; do link no site da Prefeitura de Blumenau, ou ainda pelo telefone da unidade de saúde. No momento da marcação online, o usuário deverá selecionar a qual grupo pertence e estar ciente da obrigação de apresentação de documento que comprove sua situação.

Confira na lista abaixo os grupos e documentos necessários para comprovação:

– Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade: (5 anos 11 meses e 29 dias): documento de identidade com CPF

– Pessoas com deficiência: laudos ou declarações médicas; comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentadoria da pessoa com deficiência

– Gestantes: resultado de teste de gravidez positivo ou carteirinha de gestante

– Puérperas até 45 dias: documento que comprove a gestação como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros

– Adultos de 55 a 59 anos de idade: documento de identidade

– Professores das escolas públicas e privadas: último holerite

Fonte: Comunicação PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*