Checadores de fatos em xeque, armas, PSB desejado e mais…

 

A candidatura do MDB é pra ontem

Simone Tebet, líder do MDB no Senado, observou em entrevista à Rádio Eldorado de São Paulo que “se o presidente demorar mais, não teremos condições nem de lançar candidatura própria”.

Temer vai acabar não concorrendo, deve oferecer apoio à Henrique Meirelles (MDB) no primeiro turno e à algum aliado ou próximo no segundo, para garantir um lugar no próximo governo.

Ou vai ou vai

Na opinião do professor de Ciência Política da FGV, Marco Antônio Teixeira, com o anúncio da equipe econômica de Geraldo Alckmin (Edmar Bacha, José Roberto e Alexandre Mendonça de Barros), o tucano sinaliza que “partiu para o vale tudo”.

“Ou decola ou o partido precisará analisar outras opções. Talvez sinalize muito mais para o mercado do que para quem vota e poderia deslanchar o candidato nas pesquisas”, analisou o especialista para o Broadcast Político.

Um cafezinho por favor

Por falar no tucano, Alckmin gravou ontem (17), o primeiro piloto de conversa com eleitores em uma padaria, conforme antecipou o Painel da Folha.

A ideia, segundo o site BR18, é ainda fazer versões na casa das pessoas, em bares, restaurantes e praças.

Já pensou o Geraldo na sua casa? Mande a sua cartinha!

De bobo, nada

Alckmin defendeu nesta quinta-feira (17), a flexibilização na restrição ao porte de armas no campo.

“Claro que porte de arma pode ter, na área rural, até deve ser facilitado.”

O tucano acena assim aos eleitores simpáticos a esse tipo de proposta feita pelo pré-candidato do PSL, Jair Bolsonaro.
Bolsonaro ao que tudo indica chegou ao teto nas pesquisas e deve sofrer mais desidratação até o dia das eleições, ainda mais se os candidatos mais ao centro e centro direita começarem a usar esse tipo de discurso, focado em porte de armas e na segurança pública.

Palanque definido

PSDB já tem de onde falar em Sergipe.
O senador Eduardo Amorim (PSDB) será candidato ao governo e o líder do governo no Congresso, o deputado André Moura (PSC), disputará o Senado.

Mais prazo aos partidos

O ministro Luiz Fux ofereceu mais 90 dias, contados a partir de 30 de abril, para os partidos se adequarem ao novo sistema eletrônico (SPCA) na apresentação de contas do ano anterior.

A polêmica dos checadores de fatos

Mais alguém aí com saudade do Orkut?

Tentando diminuir o compartilhamento de fake news, o Facebook contratou agências de checagem de informações, como a Lupa e Aos Fatos.

Mas para grupos como MBL, Nas Ruas, Revoltados Online e lideranças da chamada “nova direita”, como o economista Rodrigo Constantino e os jornalistas Joyce Hasselmann e Felipe Moura Brasil esse tipo de iniciativa é um tipo de controle para barrar a disseminação de ideias liberais e conservadoras no período eleitoral, como aconteceu na campanha norte americana.

Eu explico: para todos esses citados, as agências que foram contratadas têm um viés de esquerda e raramente identificam notícias falsas propagadas por personalidades e organizações ligadas a esse campo político.

As agências checam as notícias, alguém checa as agências, alguém checa alguém…
Bem-vindos a era da pós verdade!

E o que resta a Marina?

Se tem uma candidatura complicada este ano é a da Marina Silva (REDE), ele terá 10 segundos de TV e rádio e R$ 10 milhões de Fundo Partidário.
Em evento na UniCuritiba, a pré-candidata disse que vai confiar nos 200 milhões de brasileiros e suas consciências.

“Os 200 milhões de brasileiros e suas consciências serão maiores que os 10 segundos que me deram”, torceu.

TSE rejeita pedido de Bolsonaro

O Tribunal Superior Eleitoral rejeitou o pedido de Jair Bolsonaro (PSL-RJ) contra o conteúdo de pesquisa eleitoral do Datafolha sobre aumento patrimonial.

Os ministros alegaram liberdade de imprensa e expressão.

Por falar no “mito”

“O Bolsonaro folclórico é sua própria explicação. O que explica tanta gente disposta a elegê-lo, segundo as pesquisas de intenção de voto, sabendo o que sabe ou não querendo nem saber?”, questiona Luis Fernando Veríssimo em sua coluna do Globo.

 O escritor relembra os anos de ditadura no Brasil ao afirmar que Bolsonaro faz apologia à tortura. “Ninguém se incomoda que fomos um Estado assassino?”

Todo mundo quer!

Todo mundo quer o PSB como aliado.
Carlos Siqueira, presidente nacional da legenda, teve encontros com o PT e PDT nos últimos dias.
Com o PT alianças estaduais. No plano nacional as conversas são preliminares com Ciro Gomes e Álvaro Dias.

MDB faz as contas

Com uma candidatura à presidência cada vez mais difícil, pois Temer é o Temer e Henrique Meirelles tem somente a economia como troféu – um troféu bem “xinfrim” -, o MDB faz as contas para se espalhar pelo legislativo.
Pelas projeções do senador Romero “Sangria” Jucá, o partido poderá terminar as eleições com uma bancada de 60 deputados e 18 senadores.

O alvo é ter a maior bancada nas duas casas.
Desafio para o Ciro Gomes (PDT), que disse que não governaria com o MDB e “destruiria” o partido democraticamente, isso se eleito, claro.

Por hoje é isso, mas amanhã voltaremos com mais algumas jogadas do xadrez chamado política brasileira.

3 Comentário

  1. Político em minha casa , nem o santinho na caixa do correio vou querer e se jogarem por cima do muro , junto tudo coloco em uma sacola com os restos deixados pelo meu cachorro e devolvo no comitê eleitoral do candidato que esta no santinho .
    Minha caixa de correio ou meu terreno não são lixeiras para receber este tipo de propaganda .

  2. Defenestrarei TODOS os políticos já conhecidos!

    Não perderei a oportunidade que se me apresenta rara!

    Alcino Carrancho
    (El Defenestrador Implacable)

  3. Aí, Rubens Serpa! Coragem, menino! Parabéns!
    Eu, Alcino Carrancho, El Defenestrador Implacable, serei informado pelas minhas fontes onde estará determinado elemento pedindo votos em semáforos. Irei lá acompanhado de seguranças para que não me aconteça novamente o ocorrido no Teatro Carlos Gomes e, quando o degenerado do político pedir voto à “vítima”, ato contínuo avisarei ao incauto eleitor que o sujeitinho de merda está na lista de Fachin! Preparem as câmaras, minha gente! Vai ser inédito em Blumenau, pois na Rússia já enfiaram político em container de LIXO!
    Eis aqui a tal Lista de Fachin onde você, eleitor, poderá saber quem serão os supostos “sujeitinhos de merda”.
    http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/exclusivo-a-lista-de-fachin/

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*