Uma Cervejaria de Blumenau, a Balbúrdia, prometia lançar na Oktoberfest a cerveja Hemp (Maconha em inglês), feita com substâncias vegetais, extraídas de outras plantas, que juntas exalam um cheiro similar ao da maconha.
A bebida não tem cannabis sativa -nome científico da maconha – em sua fórmula, o que seria ilegal. Mas é óbvio que tenta pegar uma carona.
Mas o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), que tem tentado desvincular a festa apenas do consumo de álcool, não gostou nada da ação. E proibiu, nesta terça-feira a comercialização, mandando notificar a cervejaria. ” Uma festa de tradição alemã, de cultura e gastronomia germânica não pode oferecer qualquer produto que faça ALUSÃO ao uso de drogas”, escreveu em suas redes sociais.
A bebida estará proibida na festa, mas ganhou um ingrediente novo que fará a curiosidade de muitos procurarem em outros lugares o tal “chope de maconha”.
Confira na íntegra a nota emitida pelo prefeito de Blumenau.
“Quem conhece ou já ouviu um pouco sobre minha história antes da vida pública sabe da minha relação com o tratamento de dependentes de álcool e drogas. Foi com bastante indignação que recebi a notícia de que um chope com aroma de maconha seria vendido na Oktoberfest Blumenau.
NÃO SERÁ! Já DETERMINEI para a equipe da festa, bem como solicitei que a cervejaria responsável fosse notificada, para que não oferte o produto dentro dos Pavilhões da Oktoberfest. Uma festa de tradição alemã, de cultura e gastronomia germânica não pode oferecer qualquer produto que faça ALUSÃO ao uso de drogas. Vai contra a missão da festa, contra o que é a cultura alemã e, principalmente, contra os princípios de festa de família que temos buscado construir ao longo dos últimos anos. Não faz sentido uma festa que destina 1% de seu lucro, com a venda de bebidas, para prevenção e tratamento de dependência de álcool e outras drogas ofertar uma bebida que tenha ligação com qualquer entorpecente. Chope de maconha? Não na Oktoberfest Blumenau!
Seja o primeiro a comentar