Chuva ganha intensidade em Santa Catarina e instabilidade forte atinge quase todo o estado

Foto: Secom SC

A previsão é de que até a próxima sexta-feira,11, o volume de água fique em torno de 150 a 200mm, não de forma concentrada.

Segundo a Secretaria da Proteção e Defesa Civil,  o fenômeno ocorre devido à atuação de uma baixa pressão no Paraguai, combinada com a intensificação da circulação marítima, gerando grandes volumes que vão até a sexta,11.

A central de monitoramento da Defesa Civil do estado alerta que as áreas mais afetadas serão Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte, Litoral Sul e Planalto Sul, onde são esperados acumulados entre 150 mm e 200 mm, podendo ultrapassar esses valores em regiões de encosta. No Grande Oeste e Planalto Norte, os volumes de chuva devem variar entre 100 mm e 150 mm.

“Estamos diante de um cenário de risco elevado para deslizamentos e alagamentos nas regiões mais vulneráveis, especialmente nas áreas de encosta. A população deve ficar atenta aos alertas emitidos pela Defesa Civil, pois os volumes de chuva podem ultrapassar os 200 mm em alguns pontos”, afirma o secretário da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza.

Além disso, temporais isolados também são esperados no Grande Oeste catarinense ao longo da quarta-feira, condição que se mantém na quinta-feira,10, em outras regiões do estado.

Na sexta-feira,11, a circulação marítima perde força, mas uma nova frente fria deve avançar sobre Santa Catarina, trazendo mais chuvas e tempestades, começando pelo Grande Oeste na madrugada e se espalhando pelo estado ao longo do dia. Com o afastamento da frente fria no final de semana, o tempo deve se estabilizar.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*