A chuva forte retorna a Santa Catarina a partir da tarde desta segunda-feira (20) na forma de temporais, com raios, rajadas de vento e eventual granizo. Segundo a Defesa Civil, a condição ocorre por conta do avanço de uma frente fria associada a um ciclone perto do litoral.
O mau tempo chega ao estado após um fim de semana com sol entre nuvens em boa parte do estado. Entre quinta-feira (16) e sexta (17), porém, as chuvas fortes provocaram destruição, deixaram desabrigados e uma pessoa morta.
Nesta segunda, o Defesa Civil alerta que o risco de ocorrências associadas aos temporais é alto nas regiões do litoral catarinense e moderado nos municípios localizados a partir do meio para Oeste do estado.
Há chance de destelhamentos, quedas de galhos e árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais. Por isso, o órgão estadual recomenda:
Redobre cuidados próximo a áreas de encosta;
Busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes submersos;
Fique atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.
Terça-feira
Na terça-feira (21), o ciclone se afasta para alto-mar, mas a frente fria associada a ele ainda deve manter o tempo instável em Santa Catarina, especialmente no Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Nessas áreas, segue a chance de tempestades, com chuvas localmente intensas, raios, fortes rajadas de vento e possibilidade de granizo isolado, especialmente entre a tarde e a noite.
Fonte: g1
Seja o primeiro a comentar