Colação de grau e discurso em Libras emocionam em formatura na FURB

Foto: Mike Martins

O Teatro Carlos Gomes foi palco de muita emoção na manhã desta sexta-feira, 03 de fevereiro. Mais de 50 estudantes dos cursos de Psicologia, Odontologia e Educação Física colaram grau pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Um momento marcante na trajetória dos alunos, mas também dos familiares e amigos, que lotaram a plateia para celebrar a realização deste grande sonho.

A solenidade foi marcada por vários momentos emocionantes, com homenagens aos pais e professores. Além disso, pela primeira vez na história da Universidade, um discurso e a colação de grau de uma estudante foram proferidos na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Pioneira, a reitora Marcia Sardá Espíndola se preparou para este momento, ao qual pretende dar continuidade, sempre que houver a presença de estudantes surdos. “O primeiro advogado surdo colou grau aqui na nossa Universidade. Naquele momento eu já havia sentido o desejo de me preparar para lhe proferir o grau em LIBRAS, mas não aconteceu. Desta vez, quando eu recebi a informação de que havia uma formanda surda no curso de Psicologia, de pronto eu decidi treinar com nossas intérpretes. Foi lindo, emocionante e daqui para a frente sempre que eu puder fazer algo para que o estudante se sinta incluído naquele momento, assim eu farei, independentemente da deficiência”, afirma Marcia.

Liliane Soares, de 23 anos, é a primeira estudante surda a colar grau pelo curso de Psicologia da Universidade de Blumenau. Feliz pela realização, ela se mostrou grata pela oportunidade de estudar em uma instituição de ensino inclusiva: “Os intérpretes ajudam muito o surdo e eu sempre tive a presença de pelo menos um deles para me ajudar, em todas as disciplinas. Sinto-me honrada e emocionada neste momento tão importante da minha vida”, disse.

Fonte: FURB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*