Nesta segunda-feira, o PCdoB oficializou o apoio à pré-candidatura de Décio Lima (PT) ao Governo de Santa Catarina e assim deixa o PSB isolado caso o senador Dário Berger queira manter sua pré-candidatura. Dos oito o partidos que formam a frente – PT, PSB, PCdoB, PSOL, PDT, SD, PRTB e PV -, sete já declararam apoio.
Quer dizer que todos estarão juntos? É provável, mas é preciso acomodar “as melancias na carroça”, gíria para dizer que é preciso definir os nomes que irão compor a chapa majoritária ao lado de Décio. Assim como PDT, PSOL, e SD já indicaram possíveis pré-candidatos, o PCdoB faz o mesmo, sugerindo a ex-deputada Ângela Albino.
Mas só existem duas vagas na majoritária e uma me parece que deve ser do PSB, se este confirmar a adesão. Ou não?
Confira a nota do PCdoB na íntegra:
1. A Direção Estadual do Partido Comunista do Brasil em Santa Catarina, reunida nesta data, aprovou a indicação do ex-deputado federal Décio Lima, do Partido dos Trabalhadores, como pré- candidato a Governador do Estado.
2. O PCdoB reafirma a importância e seu compromisso em manter a unidade dos nove Partidos, os quais compõem a Frente Democrática de Santa Catarina, trabalhando para ampliá-la até as convenções partidárias.
3. Avaliando o momento decisivo do País, o PCdoB aponta para a necessidade de que uma mulher integre a chapa majoritária da Frente Democrática e, para isso, reafirma a indicação da ex-deputada federal e estadual Ângela Albino, mulher experimentada, combativa e, profundamente, ligada às lutas sociais.
Santa Catarina, 18 de junho de 2022.
Douglas Sebastião Espíndula Mattos
Presidente Estadual do PCdoB
Seja o primeiro a comentar