Já pensou em ajudar através de doações ou financeiramente quem está mais precisando neste período de pandemia mas não sabia como, nem para onde encaminhar essas doações?
Foi pensando nisso que a Rede de Economia Solidária do Vale do Itajaí (RESVI) e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB) tomaram a iniciativa e criaram o Comitê Solidariedade. O Comitê, que conta ainda com o apoio da Universidade Regional de Blumenau (FURB), organizará um conjunto de iniciativas de solidariedade para receber recursos e distribuir para quem está sendo diretamente afetado pela crise e não tem condições de obtenção de renda em função das exigências de isolamento social.
Funcionará da seguinte forma: o Comitê receberá as doações de produtos (alimentos, roupas, itens de higiene e limpeza, insumos têxteis, entre outros) ou ajuda financeira e criará uma rede de proteção aos empreendimentos de economia solidária da região e das comunidades afetadas pela crise. Assim, com os recursos arrecadados, o Comitê fomentará as redes de economia solidária e de cooperação econômica, do campo e da cidade, por meio do estabelecimento de sistema de trocas e/ou a aquisição de produtos e serviços de empreendimentos solidários e de cooperativas vinculadas à agricultura familiar, assentados de reforma agrária, agroecologia, produção artesanal, serviços culturais, etc em benefício daqueles que mais precisam.
De acordo com o Coordenador do Comitê, Prof. Valmor Schiochet, “o Comitê entende que além de uma importante problemática de saúde pública, a crise do coronavírus atinge e atingirá fortemente as dimensões sociais e econômicas da vida das pessoas e que novas formas solidárias de organizar a economia e novas formas de relação da sociedade com o ambiente deverão ser construídas. Ao fortalecer a economia e cooperação solidária, o Comitê Solidariedade promoverá a lógica da Economia Solidária como base para enfrentamento dos efeitos da pandemia do Coronavírus”.
Gostou da ideia e gostaria de contribuir?
Doações de itens de alimentação, higiene, limpeza e roupas serão recepcionados no Centro Público Vitrine da Economia Solidária, localizado na Rua São Paulo, 1525.
Atenção! Em defesa do isolamento social, entre em contato com o Comitê pelo telefone ou WhatsApp (47) 999672132 ou e-mail [email protected], que o Comitê organizará a busca das doações, na sua casa ou em sua empresa/empreendimento.
Contribuições financeiras podem ser feitas através do Banco 756 – Sicoob – Cooperativa MaxiCrédito – Agência 3069 – C/C 242.106-2 (conta aberta nome da Associação Vitrine Ecosol – CNPJ: 34.047.198/0001-80).
O que é Economia Solidária?
É uma alternativa organização do trabalho, geração de renda e uma estratégia de enfrentamento da precarização, da exclusão e da desigualdade social. Na Economia Solidária (ECOSOL), trabalhadores/ras se organizam de forma coletiva ou solidária e se tornam proprietários dos meios de produção dos bens ou serviços produzidos de forma sustentável.
Se diferencia das demais formas de economia e se pauta pelos valores da igualdade, autogestão, cooperação, democracia, solidariedade, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano.
Contatos e informações:
Comitê Solidariedade – Redes de Economia Solidária como alternativa à crise do Covid-19
Endereço: Centro Público Vitrine da Economia Solidária
Rua São Paulo, 1525 – Bairro Itoupava Seca
CEP 89030-001 – Blumenau – SC
Telefone ou WhatsApp: (47) 999672132
e-mail: [email protected]
Doações Financeiras:
Comitê Solidariedade
Banco 756 – Sicoob – Cooperativa MaxiCrédito
Agência 3069
C/C 242.106-2
CNPJ: 34.047.198/0001-80 (conta aberta nome da Associação Vitrine Ecosol)
Mais informações:
(47) 999672132 (Comitê)
(47) 99659-2463 (Prof. Valmor)
Seja o primeiro a comentar