Por José Figueiredo
empresário
Blumenau está prestes a implantar um modelo de gestão que está dando certo em todo o Brasil e promete trazer muitos benefícios à comunidade.
A revitalização do Parque Ramiro Ruediger, mediante concessão através do Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas, pode ser o primeiro passo para a implantação de uma nova política de administração de espaços.
Nossa proposta, da Villard Empreendimentos Imobiliários, realizou uma pesquisa com cerca de mil pessoas que frequentam o local. As informações colhidas apontam que 74% dos entrevistados visitariam o parque mais vezes se melhorias fossem feitas. Com base nesses dados, elaboramos um projeto, que já foi apresentado à Prefeitura de Blumenau.
Entre as benfeitorias previstas está a construção de novos banheiros, com fraldário e vestiários, reforma de todas as quadras e equipamentos, monitoramento por câmeras e contratação de seguranças. Ou seja, o que já era bom vai ficar ainda melhor, sem qualquer perda de área verde, muito menos cobrança de entrada.
Tudo continuaria de graça.
Em contrapartida, a iniciativa privada poderia explorar comercialmente uma pequena área, mais precisamente 12% do terreno, com operações que atendam às necessidades dos visitantes como praça de alimentação, carrinhos gourmet com opções de gastronomia, cervejaria, academia, vila encantada, pedalinho no lago e até uma tirolesa.
O planejamento prevê investimentos de R$ 5 milhões. Além disso, estimamos um incremento na receita da cidade, com a geração de mais de 300 empregos diretos.
É importante esclarecer que o bem continua sendo propriedade do município e a Villard atua como uma espécie de “síndico”, com regras claramente definidas, enquanto durar a concessão.
Portanto, a principal beneficiária dessa parceria é, sem dúvida nenhuma, a sociedade. O projeto vai atrair novos investidores, conhecimento especializado e boas práticas de gestão para prestar melhores serviços à população.
É um caminho viável para o desafio de gerenciar um espaço tão querido pelo blumenauense.
Seja o primeiro a comentar