A partir de sexta-feira, 2, será possível fazer uma viagem gastronômica pelo estado sem sair de Blumenau. A programação do Sabores de Santa Catarina reúne mais de 40 pratos inspirados em cada região do estado no Parque Vila Germânica até domingo (4). As bebidas não ficam de fora: vinhos, espumantes, cachaças, destilados, cervejas e refrigerantes de marcas produzidas aqui também estarão disponíveis.
O lançamento para a imprensa e convidados aconteceu na noite desta terça-feira, 30.
O objetivo do evento, de acordo com o presidente da Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), Richard Steinhausen, é poder aproveitar o que o estado oferece na gastronomia e valorizar o que é produzido aqui. “A riqueza cultural passa pela comida, que também é um grande atrativo turístico. O Sabores de Santa Catarina reúne tudo isso e faz com que possamos olhar para o potencial da nossa região em todas essas áreas”, comenta.
Um dos itens mais característicos da Serra, por exemplo, terá um espaço só dele. O pinhão será servido cozido e nos preparos de entreveiro e paçoca. Representando o Planalto e o Oeste, as carnes na brasa são atrações do evento. Afinal de contas, não é todo dia que se vê costela fogo de chão, porco no rolete, filé duplo e galeto sendo preparados a céu aberto no Parque Vila Germânica.
Também comum no Oeste e popular ainda no Sul e no Norte está o cultivo de peixes de água doce. No Sabores de Santa Catarina, será possível consumir a tilápia em porções, num sanduíche e ainda no pastel. Nos frutos do mar, tradição reconhecida internacionalmente do nosso Litoral, camarão, lula e bacalhau aparecem em bolinhos e porções.
No evento, as carnes suínas mesclam a tradição pecuária do Oeste com o consumo popular no Vale Europeu. O prato que vai trazer essas referências é o sanduíche de porchetta, uma carne que fica marinando em temperos e cerveja. Também será possível consumir uma porção da iguaria.
A colonização europeia representa as regiões de origem alemã e italiana. No espaço dedicado ao Späztle, cinco opções de molhos mostram peculiaridades do estado: Treze Tílias (queijo), Blumenau (goulash), Ituporanga (queijo e cebola), Pomerode (linguiça Blumenau e queijo fundido) e Indaial (marreco). Já o local que homenageia o Bretzel terá opções doces e salgadas da iguaria, incluindo itens vegetarianas. Focaccias e pão de fermentação natural também estarão disponíveis.
Itens coloniais
Há uma variedade imensa de produtos coloniais característicos de várias regiões. São geleias, melado, conservas, bolachas, cucas, queijos e embutidos que têm peculiaridades de cada região. O Sabores de Santa Catarina também tem uma área dedicada a eles.
Ainda nos doces, um café vai oferecer além da bebida: iguarias como bolos e tortas que fazem parte dos lanches da tarde de todo o estado estarão disponíveis.
E as bebidas?
Não é só no prato que Santa Catarina se destaca pela diversidade. No copo também. E o evento mostra essa diversidade de bebidas alcoólicas ou não que são feitas aqui.
São nove cervejarias com espaços no evento. Elas representam as marcas do Vale da Cerveja, região que se destaca no estado pelo pioneirismo na produção desses itens.
A tradição dos vinhos de altitude na Serra Catarinense está representada pela Pericó. A marca trará ao Sabores de Santa Catarina vinhos e espumantes que se destacam não só no Brasil, mas no mundo. As cachaças artesanais produzidas em diversas regiões também terão espaço, assim como outros destilados.
Nem os refrigerantes ficam de fora da riqueza gastronômica da região. A Max William será responsável pelos itens não alcoólicos.
Sobre o Sabores de Santa Catarina
Com o intuito de reunir em um só lugar as iguarias cultivadas e produzidas no estado, o Sabores de Santa Catarina traz desde as referências mais clássicas como os frutos do mar no litoral, a gastronomia germânica no Vale do Itajaí e o pinhão na Serra, até peculiaridades e curiosidades que são desconhecidas pelos próprios catarinenses.
Mais informações: @saboresdesc e www.facebook.com/
Seja o primeiro a comentar