Conscientização sobre o autismo é tema da tribuna livre da Câmara de Blumenau

Foto: CMB

No início da sessão ordinária desta terça-feira (02) a presidente da Associação dos Amigos dos Autistas de Blumenau e Microrregião (AMA), Simone Gadotti Strelow, ocupou a tribuna livre para falar sobre o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no dia 02 de abril.

Disse que o dia de hoje marca a luta de uma vida toda. “Nossos filhos são autistas de janeiro a janeiro. Hoje é um dia que a gente lembra de tudo que nos falta e ele tem que se estender. Essa luta não pode ser somente agora”, afirmou.

Pediu envolvimento das famílias que possuem filhos autistas e agradeceu os poucos pais e mães que participam do movimento. Lembrou que pais de crianças autistas são incansáveis. “A gente passa a vida juntando peças de um quebra-cabeças para saber como vai ficar depois de montado. Esse quebra cabeça não vem com a foto mostrando como vão ficar as peças depois de montadas”, elucidou.

Pediu participação das famílias para cobrar políticas públicas voltadas ao autismo na cidade. “Precisamos que vocês [vereadores] pensem e discutam com a gente. A AMA está sempre à disposição”. Lembrou ainda que as “fake news” (notícias falsas) também prejudicam o trabalho de conscientização da população.

Esclareceu que autismo não é doença. “Eu já ouvi gente dizendo que autismo é falta de palmada”, mencionou. Destacou que todos os pais querem que seus filhos sejam felizes. Pediu que as pessoas respeitem os autistas e entendam que ser diferente faz parte do mundo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*