O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) elegeu, nesta quinta-feira, dia 20, 12 novos conselheiros que representam a sociedade civil através de assembleia. Eles irão compor a gestão 2021-2023 do Conselho com mais oito representantes governamentais e seus respectivos suplentes, indicados pelo Poder Executivo.
A abertura da assembleia aconteceu através da plataforma virtual Google Meet e em seguida foi aberta a votação presencial na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes). Para não gerar aglomeração, os delegados tiveram duas horas, das 10h às 12h, para votarem. Após a contagem dos votos pela Comissão Eleitoral e fiscais, os eleitos foram aclamados em Assmbleia virtual.
O Conselho teve 14 candidatos credenciados, sendo seis na categoria Usuários/as do SUAS, três de Trabalhadores do SUAS e cinco de Entidades e Organizações de Assistência Social. As candidaturas foram homolagas de acordo com o Edital de Convocação nº 01/2021 – Processo de Eleição CMAS. Para cada representação o mais votado se torna o membro titular e os dois seguintes serão 1º e 2º suplentes.
Confira os canditatos eleitos e suas representações:
Categoria usuários/as do SUAS:
Titular: José Dalcampo, representando Fórum Municipal dos Usuários do SUAS;
1º Suplente: Kátia Roberta Pereira, representando Fórum Municipal dos Usuários do SUAS;
2º Suplente: Aurora Maria Alcântara, representando Fórum Municipal dos Usuários do SUAS;
Titular: Lionir de Souza de Jesus, representando Fórum Municipal dos Usuários do SUAS;
1º Suplente: Silvestre Ervin Poffo, representando Fórum Municipal dos Usuários do SUAS;
2º Suplente: Alzemira da Costa, representando Fórum Municipal dos Usuários do SUAS;
Categoria trabalhadores do SUAS:
Titular: Sérgio Maurici Bernardo, representando Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau – SINTRASEB
Titular: Tiago Martins Speckart, representando o Fórum Municipal de Trabalhadores do SUAS – FMTSUAS
1º Suplente: Rafaela Pereira, representando o Fórum Municipal de Trabalhadores do SUAS – FMTSUAS
Categoria Entidades e Organizações de Assistência Social:
Titular: André Aliatar Dutra, representando Cruz Azul no Brasil;
Titular: Nívea Maria Klein Keunecke, representando Associação dos Fissurados Vale do Itajaí – AFISVALE;
Titular: Aline Suzana de Freitas Marcelino Romano, representando Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE
Algumas vagas ficaram em vacância, portanto o Conselho irá lançar um novo edital para que estas vagas sejam preenchidas. O lançamento será após a posse da gestão 2021-2023, que está programada para acontecer dia 07 de junho de 2021.
CMAS
O CMAS é um órgão colegiado normativo, consultivo, controlador e deliberativo, de caráter permanente e de composição paritária entre o Governo e sociedade civil, responsável pela deliberação da Política Municipal de Assistência Social e controlador das ações na área. Ao todo, o Conselho é composto por 16 membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo oito representações governamentais indicadas pelo Poder Executivo e oito não governamentais escolhidas através do Processo de Eleição realizado bienalmente.
Seja o primeiro a comentar