Nesta segunda-feira, 12, acontece a reunião do Conselho de Ética que trata das denúncias envolvendo os vereadores Aílton de Souza, o Ito (PL) e Carlos Wagner, o Alemão (União), quando o parecer final vai ser votado pelos seus integrantes.
São três representações. Cada um está acusando o outro de quebra de decoro parlamentar, por falas na Tribuna, e a mais grave, a de Ito contra Alemão, por falsidade ideológica, por ter abonado, por mais de 60 vezes, o cartão ponto de um ex-chefe de Gabinete dele, que dava aula durante o horário de expediente.
O parecer da relatora Cristiane Loureiro (Podemos) foi entregue e lido no final de outubro e indica apenas advertência como penalização, Loureiro argumenta que não há previsão para outro tipo de punição no regimento interno da Câmara.
O vereador Ito, autor da denúncia, que gerou também um inquérito no Ministério Público contra o ex-servidor, rechaça a tese da colega. Diz que não esperava a cassação, mas pelo menos a indicação de uma suspensão temporária por 30 dias, para que o plenário da Casa votasse e se posicionasse sobre o assunto.
Fazem parte do Conselho o presidente Adriano Pereira (PT), o vice-presidente Bruno Cunha (Cidadania), Cristiane Loureiro, Maurício Goll (PSDB) e Marcos da Rosa (UNIÂO.
Ito pedindo a cassação de outro vereador ?…..Só pode ser piada.