De grão em grão. A metáfora vale para fabricar cerveja, para construir um caminho e , quem sabe, para fazer história.
Com esta imagem começo meu texto sobre o projeto Vale da Cerveja, devidamente oficializado nesta terça-feira, 3, em evento realizado para representantes do trade turístico de Blumenau e região, cervejeiros e alguns agregados, como este jornalista. É um roteiro turístico onde a cerveja artesanal é o chamariz, mas engloba diferentes oportunidades de negócio, com um grande potencial. Todos trabalhando a “Marca Blumenau”.
A ideia é boa, parece simples, mas não é. Como há consenso que o Poder Público deve limitar-se a ser apoiador e animador do processo, é preciso unir interesses dos diferentes segmentos envolvidos. Hoje seis entidades lideram o processo: Associação das micro cervejarias artesanais de Santa Catarina, Blumenau e Vale Europeu Convention e Visitors Bureau, Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares, Escola Superior Cerveja e Malte, Sindilojas e Secretaria de Turismo, que contam com a assessoria fundamental do pessoal do Senac, responsável pela metodologia de implantação.
O próximo passo é transformar esses diferentes interesses em uma estrutura jurídica única para profissionalizar o negócio.
Potencial natural, vocacional, boa ideia, ambiente propício, recursos naturais e humanos, história, tradição. Todos os grãos, todos os ingredientes, estão colocados para uma boa cerveja, uma boa rota, o Vale da Cerveja. Incentiva o turismo regional: prefeituras e empresários de cidades vizinhas vão precisar ter esta compreensão também. O roteiro, para largada passaria por seis cidades: Blumenau, Brusque, Gaspar, Ibirama, Pomerode e Timbó. É a ideia, mas para virar realidade tem que ter adesão.
O lançamento oficial, com proposta mais amadurecida, acontecerá em março de 2016, durante o Festival Brasileiro de Cerveja. É uma importante conquista para a economia de Blumenau proporcionada pela indústria do turismo.
PS: Acompanhei todo o encontro na AMMVI e anotei. Se der, compartilho outras coisas que achei bem interessante.
Seja o primeiro a comentar