Nesta sexta-feira, dia 14, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio da equipe do Consultório na Rua, em parceria com o Grupo Resgate na Rua, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, irá promover um jantar alusivo ao Natal para a população em situação de rua. O evento será realizado a partir das 19h, na Praça Fritz Müller, localizada na Rua São Paulo, no bairro Victor Konder.
Tendas serão montadas no local e são esperadas cerca de 50 pessoas em situação de rua para participarem do jantar. Produtos de higiene foram arrecadados pela equipe e irão compor um kit que será entregue a quem comparecer, junto com uma lembrança e doces de natal. O evento será acompanhado de música ambiente produzida por instrumentos de corda e o pastor da Igreja Adventista fará uma breve reflexão alusiva ao Natal.
O Consultório na Rua
O Consultório na Rua (eCR) é uma equipe de saúde itinerante da Semus que atende a população em situação de rua onde ela estiver, ou seja, nas calçadas, praças, embaixo de pontes, prédios ou casa abandonadas.
De julho de 2016, quando o trabalho iniciou, até este ano, já foram cadastradas pelo Consultório na Rua, 359 pessoas em situação de rua no município. A estimativa, segundo a Enfermeira Patrícia Giacomelli Stenger, responsável pela eCR, é de que este número fique próximo de 500 pessoas, já que muitos usuários atendidos não aceitam realizar o cadastro.
A equipe conta atualmente com uma enfermeira, uma psicóloga e dois técnicos em enfermagem. Os atendimentos são individuais, como consulta de enfermagem e psicológica, e em grupo por toda a equipe. São realizados procedimentos de enfermagem como curativos, retiradas de pontos, teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial e temperatura.
O objetivo do trabalho é promover o acesso das pessoas nesta condição de rua às unidades básicas de saúde “Também trabalhamos com os atendidos na redução de danos e na promoção, proteção e reabilitação da saúde. Realizamos orientações para que esta população busque o atendimento também em serviços especializados, como o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD III) e o Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (CEDAP), explica Patrícia.
O Consultório na Rua realiza ainda atendimentos no Abrigo Municipal de Blumenau (AMBLU) e no Centro POP, bem como ações de prevenção ao uso de drogas com crianças e adolescentes em parceria com escolas municipais. Em 2018 a equipe contabilizou 3.853 atendimentos na rua, em abrigos e unidades de saúde.
Fonte: Secretaria de Comunicação PMB
Be the first to comment