“Caixa 2 é uma prática financeira ilegal, que consiste em não registrar determinadas entradas ou saídas de um fluxo de caixa, criando um caixa paralelo.”
“No caso do caixa dois eleitoral, geralmente este é formado de montantes provenientes de doações não registradas nas campanhas eleitorais, ou seja, valores que não serão declarados aos tribunais eleitorais.”
As duas definições peguei depois de uma rápida pesquisa na internet, sem muito aprofundamento, mas penso que estão de acordo.
Depois das delações explosivas (e muito esperadas pela sociedade) dos executivos da Odebrecht, escancarou-se a promíscua e histórica relação entre empresários e políticos, em busca de dinheiro público e poder.
Situação que qualquer cidadão que acompanha minimamente a política e a vida do país pode perceber.
Apesar das evidências, a maioria dos citados nega. Se dizem “surpresos” e “indignados”. São mais de cem envolvidos.
Lideranças nacionais, de Santa Catarina, de Blumenau, adotam este tom. Não temos Caixa Dois, não existe.
Esta Odebrecht fez sacanagem sozinha!
Perfeito Alexandre , a Odebrecht fez corrupção sozinha , o resto é tudo santinho .
Falta-lhes caráter e dignidade , como deve ser difícil ser filho ou filha deste pessoal , como deve ser dificil ter vergonha do pai ou da mãe .
Sim a Odebrecht não deu dinheiro a ninguém e os governantes ajudavam por simpatia. Coisa que outros grupos não conseguiram porque não conquistaram a simpatia dos governantes. Em meio a crise muitas empresas fechando e a Odebrecht crescendo por puro mérito de gestão. Um candidato que não controla as finanças de sua campanha, controla as da prefeitura? Estudou tanto e não aprendeu que o ser humano se transforma diante de certos valores, e que provavelmente chegariam propostas substanciais? Ao invés de apoiar seu vice pra deputado federal apoiou o Tebaldi de Joinville. Agora mais um vice que sai no prejuízo, pois com quem andas assim és. Percebe-se que Mario está desconfortável e se pudesse voltar a trás ficaria na vereança, mas ficaria limpo.
Parabéns, Alexandre Gonçalves e permite-me dar os parabéns ao Rubens Serpa.
Na veia, Rubão!
Que país é este?
Vergonha, vergonha, vergonha.
50 chibatadas em praça pública resolveriam?
Alcino Carrancho
Ainda vamos pagar indenização para a Odebrecht por danos morais, lucro sessante…………. Pois o dinheiro do “governo” sai do nosso bolso. Na campanha eleitoral ainda afirmam estar preparados para administrar, depois falam que não sabem de nada.