Apesar da preocupação com as chuvas, a assembleia geral da Unimed Blumenau foi mantida para a esta segunda-feira a noite para votar a proposta da atual direção de firmar uma parceria com a Congregação Santa Catarina, responsável pelo Hospital Santa Isabel. A parceria prevê a retomada das obras do hospital da Unimed, no bairro Vila Nova, paradas desde 2016.
Como era esperado, a votação dividiu os cooperados, médicos e responsáveis por clínicas da cidade. 381 votos favoráveis, 328 contra e 18 abstenções.
Com isso, as obras devem começar no início de 2024, com a primeira torre, e a segunda prevista para começo de 2025. Serão mais de 20 mil metros de área construída, que oferecerá mais 230 leitos e 17 salas cirúrgicas e vai atender conveniados da Unimed e particulares, numa estimativa de gerar 1.500 empregos.
Os argumentos da direção da Unimed, além da geração de empregos, é a redução de custos operacionais, além de profissionalizar a gestão e deslocar para a zona leste parte dos atendimentos hospitalares e, principalmente, a ampliação da capacidade hospitalar da cidade. Blumenau tem hoje 666 leitos – divididos em quatro hospitais – média de 1,84 leito para cada mil habitantes. Com a ampliação a média deve aumentar para 2,04/mil, ainda abaixo da média de Santa Catarina que é 2,3/mil.
Há a garantia que a estrutura do Hospital Santa Isabel, na Rua Marechal Floriano, ficará mantida para atendimento pelo SUS, além dos transplantes, que fazem a instituição ser referência nacional no segmento.
Be the first to comment