A Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Resíduos Recicláveis de Blumenau, a Cooperreciblu, inaugurou nesta quarta-feira nova esteira de triagem. Com a parceira da ABIHPEC foram investidos mais de R$232 mil reais. Além da esteira a Cooperreciblu adquiriu um caminhão para transporte de materiais.
Para Arnoldo Pahl, Presidente da Cooperativa os “investimentos possibilitarão aumento da capacidade de triagem de materiais e aumento da renda e ampliação do quadro associativo”.
Atualmente a cooperativa conta com 66 associados, sendo mais de trinta imigrantes haitianos, sendo a maioria mulheres. Realizada a triagem de aproximadamente 180 toneladas mês de material reciclado recebido da coleta seletiva do Município de Blumenau. Com faturamento de mais de 200 permite uma retirada mensal de 3 salários mínimos e todos os direitos de proteção e seguridade social dos trabalhadores. A Cooperreciblu que foi fundada no final dos anos de 1990 como associação e transformada em Cooperativa de Trabalho em 2015 conta com apoio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/FURB) um programa de extensão com atividades de assessoria, formação e acompanhamento da cooperativa e seus associados.
Seja o primeiro a comentar