A professora e coordenadora do curso de jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Magali Moser, ocupou a Tribuna Livre na sessão ordinária desta quinta-feira (19). Magali destacou a celebração dos dez anos de fundação do curso de jornalismo da FURB, bem como defendeu a classe jornalística do município.
A coordenadora de jornalismo enalteceu o pioneirismo da comunicação blumenauense e ressaltou alguns momentos históricos envolvendo Blumenau. Entre os marcos citou o primeiro núcleo de jornalistas formados em Santa Catarina, com a fundação do Jornal de Santa Catarina, por um grupo de empresários locais no ano de 1971.
Assim como no rádio, onde Blumenau foi a primeira cidade do estado a contar com uma emissora, a Rádio Clube, no início da década de 1930. O pioneirismo também foi lembrado no segmento de televisão, com a primeira emissora do estado, a TV Coligadas, e o primeiro jornal em Offset, uma tecnologia de impressão que era apenas disponível em grandes centros urbanos, em 1971, quando estreou no Jornal de Santa Catarina. Blumenau também abriu as portas para a primeira TV Educativa do estado, a FURB TV, fundada na década de 1990.
Quanto ao desenvolvimento acadêmico, a FURB também se fez presente sendo a primeira do país a criar o curso de jornalismo diante das novas diretrizes curriculares nacionais. Na defesa da classe, Magali solicitou o apoio dos parlamentares quanto a PEC do diploma, medida que está em tramitação na Câmara dos Deputados e pode reestabelecer a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. “Não se trata de uma reserva corporativista, mas de uma reivindicação necessária que interessa toda a sociedade, para assim ter o direito de receber uma informação com qualidade, ética e pluralidade. Entendemos que se aprovada, a PEC do diploma vai corrigir um erro histórico que compromete a qualidade da informação”, afirmou a coordenadora do curso de jornalismo da FURB.
Magali ainda convidou os parlamentares para participarem da comemoração aos 10 anos do curso de jornalismo da FURB. O evento será realizado na noite desta sexta-feira, dia 20, a partir das 19h, no auditório do Bloco T da FURB.
Fonte: CMB