Infelizmente boa parte da mídia brasileira reforça o senso comum sobre a responsabilidade pela corrupção no país, mirando apenas nos políticos. Uma visão curta, estimulada pelos principais veículos jornalísticos do país. Enquanto a classe política, em especial os do PT, é escorraçada diariamente, os empresários passam batido, quando não são apresentados como vítimas do “esquema”. Já ouvi em rede nacional , jornalista famoso dizer que os empresários eram “constrangidos, pois se não dessem a propina ficariam de fora da obra”. Coitadinhos.
Donos e executivos das principais de empresas do país estão presos acusados de pagar propina. Dirigentes de importantes estatais também. Grandes empresas, entre elas a RBS, ligada a Globo, são investigadas na Operação Zelotes, por um esquema de fraude fiscal. Os crimes são tão graves quanto os praticados pelos políticos pegos com a boca na botija, que não são todos. Você vê a imprensa martelar tanto nesta tecla ? Ela não é importante, afinal existe corrupção sem corruptores? Por que não se repercute tanto? Ou não diz respeito a gente?
É claro que a maioria do empresariado é séria, como entendo que boa parte da classe política também é. Não podemos e nem devemos generalizar. Existem maus políticos, maus gestores, maus juízes, maus jornalistas, maus cidadãos. E existe um sistema perverso, construído por pessoas, de diferentes segmentos.
Não entendam o raciocínio acima como uma defesa dos políticos. Acho que muitos, muitos mesmo, se beneficiam de uma forma ou outra dos meandros obscuros da política. Agora mirar apenas numa direção é um desserviço à sociedade brasileira e uma ameaça para a democracia. Temos que enxergar um pouco além.
Ouvi, já faz um tempinho, um trecho de uma palestra do juiz Sérgio Moro, no Jornal Nacional. Ele falou sobre isso, mas pouco vi ser repercutido. É mais conveniente debater sobre a qualidade dos nossos políticos e não sobre como este esquema de corrupção, que há anos orbita em torno das estruturas públicas, independente de onde e do partido. Por quê?
Compartilho o vídeo do juiz que virou o queridinho do país. Apesar do Governo e pessoas ligadas tentarem desqualificá-lo, entendo que o juiz Sérgio Moro tem feito um bom trabalho na análise do material que chega para ele. É claro que as falcatruas não começaram agora e não são exclusividade do PT e de seus parceiros, mas cabe ao juiz examinar os processos que lhe são designados.
Be the first to comment