Sobre a sessão da CPI desta terça-feira, 21, algumas informações pendentes, complementares e até corretivas.
CPI: secretário municipal de administração pode ser chamado a prestar esclarecimentos
O presidente Fábio Fiedler (PSD) e o relator Jefferson Forest (PT) não gostaram nada da resposta da secretaria municipal de Administração em relação ao pedido de imagens solicitadas pela comissão. Quase um mês depois, o secretário Anderson Rosa respondeu ” que as imagens deveriam ser solicitadas à empresa responsável pelas câmeras, onde ficam armazenadas pelo período de 30 dias “. Com esta posição o CPI analisará se convocará o secretário ” para explicar a recusa em fornecer as imagens e a demora em responder ao requerimento, o que pode ter ocasionado o descarte das imagens do período requerido, que é anterior à denúncia que deu origem à CPI”.
O que mais incomodou os integrantes da CPI foi o fato de Jovino Cardoso Neto (PSD) ter exibido imagens do circuito interno da Prefeitura para tentar comprovar a tese da presença do servidor Alexandre Pereira no dia 9 de junho, dia do encontro dos familiares dele com o vice-prefeito e o advogado Carlos Pereira em um café. Foi durante a entrevista coletiva concedida por ele, na segunda-feira, 20.
Mas o gato subiu no telhado com relação a esta prova, pois se o secretário Anderson já avisou que as imagens ficam armazenadas por 30 dias, o material, em tese, já se perdeu.
Sobre a contratação de um escritório externo de advocacia, o assunto vai ser debatido nesta quarta-feira, mas não deve acontecer, por conta do custo e, principalmente, da necessidade de uma licitação caso o valor passasse dos R$ 8 mil.
Hoje o Legislativo tem quatro procuradores, além do Procurador Geral. Este e mais dois são servidores comissionados e outros dois efetivos.
E aqui cabe uma correção. Escrevi ontem que quatro servidores tem direito a uma bonificação extra de 50% dos vencimentos. Sim, mas não do salário total e sim de um valor de referência, que dará R$ 1.020,00 para cada profissional durante os trabalhos da comissão. Todos servidores de carreira, comissionados não tem direito.
Com todo este circo montado pergunto : Porque alguns dos vereadores da comissão não assinaram o pedido de CPI do transporte público ?
Será que se pedirmos as imagens das câmeras de segurança do legislativo para analisarmos o horário de chegada e saída dos comissionados , vamos receber ?