Curta metragem conta a história do restauro e curiosidades sobre a Igreja do Espírito Santo de Blumenau

Foto: Bruno Cordeiro

Fragmentos da História: registros do restauro da Igreja do Espírito Santo de Blumenau, Patrimônio Cultural do Brasil.

Esse é o título do curta contemplado pelo projeto cultural aprovado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da Prefeitura Municipal de Blumenau, Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.

O documentário é o primeiro projeto da R3 Comunicação e Artes e resgata momentos do restauro de um dos cartões postais da cidade. Em meio a pandemia da COVID-19, o trabalho de recuperação da igreja foi iniciado. Problemas e desafios como a troca total do telhado e novas estruturas para garantir conforto acústico, por exemplo, foram adicionadas durante a recuperação desse prédio, ícone da cultura arquitetônica catarinense.

Durante o documentário fica visível a preocupação com a preservação da memória e dos detalhes da obra, cheia de nuances e contornos. Além da captação de imagens, a pesquisa histórica e as visitas, durante e depois da obra, revelam detalhes ricos, como o restauro dos vitrais e até dos bancos em madeira. O vídeo, que já está disponível na plataforma do Youtube, foca principalmente nas questões da beleza e da contribuição como prédio histórico, servindo para além dos cultos, como espaço para apresentações culturais.

Com tradução em Libras, o recorte na linha do tempo, deixa marcado esse importante momento na história da cidade.

Para o produtor cultural Rodrigo Ramos, revisitar a obra, depois dela concluída e ver que tudo o que foi registrado é muito interessante: “Como muitas partes do restauro aconteceram durante a pandemia, muitas pessoas nem chegaram a perceber o complexo trabalho que foi a de preservar e trazer a manutenção desse rico prédio que é um patrimônio nacional”, destaca ele.

Além do espaço no canal do Youtube, cinco exibições vão acontecer na própria igreja nos dias 20 de julho, 03 e 24 de agosto, às 11 horas e nos dias 07 de setembro, às 19h e 22 de setembro às 10 horas.

Para quem quiser assistir ao material produzido pode acessar pelo link.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*