Região metropolitana volta ao debate entre Governo e Assembleia

Foto: Secom Governo SC

A Região Metropolitana de Blumenau foi tema de uma conversa entre representantes do Governo e da Assembleia Legislativa. De um lado os secretários da Casa Civil, Nelson Serpa; de Planejamento, Murilo Flores; e o superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cassio Taniguchi. Pela Alesc, o líder do Governo Darci de Matos e o deputado estadual Jean Kuhlmann, ambos do PSD.

Foto: Secom Governo SC

Kuhlmann, também presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, pegou uma carona na reunião para tratar da região metropolitana da Grande Florianópolis e de Parcerias Público Privadas, temas prioritários do Governo junto ao Legislativo.

A implementação de fato na região no entorno da capital catarinense é decisiva para o avanço nas outras regiões postulantes.  Ela passa pelo Legislativo. Foi o que falou Nelson Serpa na reunião.

Conquistando isso, o que deve acontecer, a promessa é que o Governo vai preparar projeto de criação da Região Metropolitana de Blumenau. É o que afirma o deputado Jean Kuhlmann.

Ele diz que a matéria será discutida e aprofundada com os prefeitos e presidentes das câmaras de vereadores da região. Como é preciso criar uma estrutura administrativa para tocar a implantação, é preciso de aprovação pela Assembleia Legislativa. O deputado está otimista que possa ocorrer ainda este ano.

PS: Aqui vai um humilde pitaco. Defendo a região metropolitana, mas que não gerem novas despesas e cargos. Se aproveite as estruturas das ADR e das Prefeituras envolvidas, pois tem bastante.

A Região Metropolitana aqui teria Gaspar, Indaial, Timbó, Pomerode e Blumenau. Cidades vizinhas, com forte integração, humana e econômica, além de problemas e desafios comuns.  Algumas soluções poderiam ser pensadas coletivamente. Lixo, transporte e saúde são alguns exemplos de áreas de interesse regional.

Debate importante, fundamental.

Alem do deputado Jean Kuhlmann, é preciso saudar a deputada Ana Paula Lima (PT), que tem até projeto de sua autoria tramitando na Assembleia.  “O fato da iniciativa do projeto partir do Executivo  é muito importante, uma vez que afasta a possibilidade de vício de origem”, afirmou Kuhlmann.

Também importante o papel do ex-vereador e suplente de deputado Ivan Naatz (PDT),  que criou até um site para estimular o debate. E ainda o secretário executivo da ADR Blumenau, Emerson Antunes, que tem promovido conversas sobre o tema.

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*