O presidente do Sebrae Décio Lima(PT) acompanhou a comitiva do presidente Lula na COP 28 e fez reuniões com a equipe do governo Lula, ministro da Economia Fernando Haddad, BNDES, CNI, Apex e com o próprio presidente Lula sobre o apoio do Sebrae para criação de um programa de renegociação de dívidas para CNPJ”s.
“Eu acho que nós podemos aqui, com segurança levar para o Brasil a responsabilidade, que nós temos com o tema da sustentabilidade Mais do que isso, entender que os micro e os pequenos negócios tem uma responsabilidade, também para poder produzir, um mundo sustentável e, principalmente no caso do Brasil, de uma importância extraordinária, porque a grande maioria do povo brasileiro são micro e pequenos empreendedores. São 94% das empresas brasileiras e 55% dos empregos formais”, afirmou.
O presidente destacou que os empreendedores brasileiros ainda enfrentam dificuldades para alcançar nos seus negócios, “os conceitos que o mundo está produzindo através da realização da COP 28”, avaliou.
Segundo ele, o programa de renegociação de dívidas e o acesso ao crédito são fundamentais para ajudar os negócios a tornarem-se sustentáveis.
“Além disso, nós não poderíamos imaginar de realizar a COP 30 em Belém, no estado do Pará e pela primeira vez, no Brasil, sem a presença dos micro e dos pequenos empreendedores. Portanto, os desafios estão colocados para nós, do Sebrae, que precisamos resolver sobretudo, resolver um ambiente que contabiliza 6,5 milhões de pequenos negócios que hoje estão inviabilizados para obterem crédito, ou seja, precisamos do Desenrola como foi feito para o CPF, também para os CNPJs. Discutimos e conversamos aqui na COP 28, com aqueles que dirigem a economia brasileira, e ao mesmo tempo, vamos produzir para este ambiente aquilo que fundamental, crédito, e o Sebrae deverá anunciar no próximo período, a maior carteira já feita na história brasileira de crédito, com fundo garantidor para atender o setor”, explicou.
Colhendo os frutos das vigílias efetuadas em Curitiba ….