Nesta terça-feira, o presidente do Sebrae, Décio Lima (PT), ex-prefeito de Blumenau, esteve no Amapá, participando do projeto Sebrae Pelo Brasil. Valorizado pelo presidente Lula e pelo PT nacional, Décio, presidente do Partido dos Trabalhadores em Santa Catarina e responsável por um segundo turno inédito em 2022 na disputa estadual, foi parar num cargo estratégico.
Mas, nas últimas semanas, nas negociações que o Governo Lula está fazendo, abrindo espaços para o Centrão, a presidência do Sebrae vira e mexe é lembrada como moeda de troca pela imprensa nacional. Já li pelo menos três notícias diferentes sobre o tema em grandes veículos.
Primeiro foi uma possibilidade para o PP ou Republicanos, quando o presidente estudava quais os ministérios iria disponibilizar para estes partidos.
Nesta terça-feira, no portal Metrópole, o jornalista Guilheme Amado, fala sobre o novo Ministério do Empreendedorismo, criado para relocar Márcio França (PSB), que antes estava na pasta de Portos e Aeroportos. O novo ministério foi entregue ao PSB, do vice-presidente Geraldo Alckmin, e começaram especulações sobre o Sebrae. Mas o jornalista diz que o novo ministro deixa claro que não irá mexer na entidade, até porque precisaria virar no voto no Conselho Deliberativo, situação que aconteceu no começo do ano, quando uma articulação comandada pelo próprio Lula tirou o ex-presidente ligado a Jair Bolsonaro (PL) e colocou Décio Lima.
Tenho a informação que Décio teve papel importante, a pedido de Lula, para a montagem do novo ministério e portanto estaria prestigiado, sem aquelas aspas que indicam o contrário.
Imagina se ele fica fora deste governo , fez plantão defronte a Polícia Federal em Brasília , já pagou seu quinhão de apoio , agora colhe os frutos ….como diria Magri, ele “Imegível”
Decio tem mérito para estar aí. Está trabalhando bastante para entregar a sociedade os melhores serviços.