Principal data do ano para o comércio, o Natal traz um movimento diferenciado para os lojistas, principalmente na forma de atrair o público e fazê-lo se sentir em um ambiente acolhedor. Em Blumenau, um projeto-piloto desenvolvido em parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sebrae/SC buscou trazer um novo olhar para a montagem das vitrines natalinas. “A proposta era orientar os associados da CDL a elaborarem suas decorações a partir de uma vitrine conceito, explorando o significado dos elementos e das cores alusivas à data. Quando oportunizamos este tipo de informação, o empreendedor enxerga estratégias diferentes e isso acaba se refletindo nas suas tomadas de decisões e, consequentemente, nos seus resultados”, comenta Fernanda Rosa, analista técnica do Sebrae Vale.
Os lojistas participantes receberam consultorias coletivas e individuais do Senac, contratado para desenvolver a vitrine conceito e dar o suporte necessário aos envolvidos. O projeto foi totalmente subsidiado pelas entidades, sendo 70% do Sebrae/SC (através do programa Sebraetec, voltado para ações empreendedoras customizadas de inovação, a partir da contratação de uma rede de prestadores de serviços) e 30% por parte da CDL. O único custo para os lojistas foi o material que cada um escolheu para desenvolver o seu espaço, que deveria conter elementos essenciais, como guirlandas, fitas e iluminação, além das cores vermelho e verde, predominantes na temática natalina e que representam amor, prosperidade, energia e harmonia.
Com os resultados positivos, a ideia é que a iniciativa se estenda a outras datas comemorativas, fortalecendo a união entre CDL e Sebrae/SC no desenvolvimento de ações que engajem os lojistas e promovam o crescimento dos associados, refletindo também na economia local. “A parceria CDL e Sebrae/SC vem num desejo inicial de estimularmos os lojistas como um todo em decorarem suas vitrines. Esse projeto procurou ter formato igualitário para os participantes, com acompanhamento técnico de equipe contratada pelo próprio Sebrae. Como citado, foi uma ação piloto, de estímulo, a qual iremos agora avaliar, melhorar e/ou incrementar para os próximos anos.”, afirma Eduardo Soares, presidente CDL Blumenau. As fotos das vitrines participantes estão sendo divulgadas no Instagram da CDL Blumenau (@cdl.blumenau).
Seja o primeiro a comentar