A Defesa Civil de Blumenau alerta sobre os perigos da estiagem que acontece em Santa Catarina. A diminuição das chuvas desde o mês de fevereiro e, consequentemente, deixando a vegetação seca, aumenta o risco de incêndios, que podem ser ocasionados por falta de atenção das pessoas.
Até o mês de maio, o 3º Batalhão de Bombeiros Militares de Blumenau registrou 113 casos de incêndios em vegetações no município. Os números de janeiro a maio de 2020 já são superiores aos cinco primeiros meses dos últimos três anos, que somados representam 108 casos registrados.
De forma direta ou indireta, a ação humana é uma das grandes causas de incêndios, seja pela colocação de fogo em regiões de mata para limpeza de terrenos, descarte de bitucas de cigarro, ou até mesmo pelo rejeito de vidros, que podem causar o efeito conhecido como lupa, quando o objeto em contato com o sol, incide sobre a vegetação seca, iniciando uma chama.
O Diretor de Operações, Gestão de Riscos e Desastres da Defesa Civil, Dirceu Rodrigues, ressalta a importância da conscientização das pessoas neste período. “A população precisa estar atenta e evitar queimadas em locais abertos, principalmente porque nossa região possui muitas residências em área de borda de mata”, afirma. Além desses cuidados, também salienta a importância sempre de manter uma área limpa e segura próxima de casa.
Chuvas na região
Segundo o AlertaBlu, o volume de chuvas para o mês de maio está 79% abaixo da média mensal. Até esta sexta-feira, dia 29, o município registrou apenas 22mm de chuva, enquanto a média histórica para o mês é de 104mm. Vale ressaltar que provocar queimada é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais e no Decreto Federal 6.154/08, com multas de até R$ 50 milhões e penas que podem chegar a quatro anos de reclusão.
Orientações da Defesa Civil
Por conta da facilidade da propagação de fogo neste período, a Defesa Civil orienta para alguns cuidados importantes a fim de evitar incêndios, que historicamente ocorrem no período, confira:
1 – Tenha cuidado com qualquer tipo de faísca que possa atuar sobre a vegetação ressecada;
2 – Não jogue bitucas de cigarro no chão e em locais que possuem vegetação seca;
3 – Não acenda fogueiras próximas a vegetação;
4 – Não queime móveis, lixo, folhagens, galhadas e entulhos;
5 – Realize roçadas nas áreas próximas da sua casa;
6 – Lembre-se: O incêndio acontece a partir de uma fonte de calor (raios, fogueiras, faíscas, cigarros, etc) que entra em contato com algum material combustível (grama seca, folhas, arbustos e pinhas). Esses materiais queimam rapidamente e necessitam de menos energia para alcançarem a combustão e, por estarem em local aberto, contam com o vento que espalha e aumenta o fogo.
Fonte: Comunicação PMB
Seja o primeiro a comentar