Defesa Civil de Blumenau alerta para possibilidade de temporal com chuva intensa

Foto: Eraldo Schnaider/PMB

A Defesa Civil de Blumenau divulgou nesta quarta-feira, 17, um aviso meteorológico para a condição de chuva intensa em curto espaço de tempo. Conforme o boletim, entre a tarde e a noite desta quarta e no decorrer de quinta-feira, dia 18, há condição para ocorrência de pancadas volumosas de chuva com trovoadas, o que podem gerar acumulados expressivos nos próximos dois dias.

O tempo deve permanecer instável no Médio Vale do Itajaí devido a um sistema de baixa pressão que atua sobre a região Sul do Brasil, somado à presença de um jato de baixos níveis – uma corrente de vento em alta velocidade nas camadas mais baixas da atmosfera.

Com isso, a Defesa Civil chama a atenção dos moradores para o risco de ocorrência de alagamentos e deslizamentos pontuais no município. “É importante que a população siga acompanhando a atualização das previsões no AlertaBlu, pois poderemos enviar novos avisos, carro ocorra alteração nesse cenário”, destaca o secretário Carlos Menestrina.

O aplicativo AlertaBlu pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS. Em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelos telefones 199 da Defesa Civil ou 193 do Corpo de Bombeiros Militar.

O que fazer em caso de alagamentos

Para prevenir infiltrações e alagamentos nas residências, é importante manter sempre as calhas das casas limpas, assim como o sistema de drenagem (ralos e bueiros) das residências, facilitando o escoamento da água da chuva.

Em caso de enxurrada, não se deve entrar em contato com a água, portanto se deve evitar atravessar vias ou pontes alagadas. Além do risco de contrair doenças, há o risco de a correnteza ser mais forte do que aparenta.

O que fazer em caso de deslizamentos

Os técnicos da Defesa Civil orientam para que a população esteja atenta a depressões no terreno, inclinação de tronco de árvores, postes, ou aparecimento de rachaduras nas paredes das casas. Se for identificado algum risco, deve-se entrar em contato com a Defesa Civil para a avaliação e, caso necessário, sair da residência e buscar um local seguro.

Fonte: PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*