Sem polêmica, sem polícia, a Defesa Civil fechou nesta terça-feira, 31, a segunda comporta da Barragem de José Boiteux. Lembrando no dia 8 de outubro foram fechadas duas comportas e uma não conseguiram mais abrir. Ao contrário da ação “Quixotesca” do vereador de Blumenau, Carlos Wagner, o Alemão (União), para fechar as comportas no dia 8, desta feita o fechamento foi feito por técnicos da Defesa Civil do Estado e da Celesc.
Aqui faço uma ressalva para dizer que não criticamos a atitude voluntária do vereador Alemão, mas sim o amadorismo da Defesa Civil.
O fechamento da segunda comporta agora se dá pela previsão de grande volume de chuvas na região entre a quinta e sexta-feira, 3.
Pela manhã, uma comporta da Barragem Oeste, em Taió foi aberta, porque ela começou a verter na segunda-feira.
A Defesa Civil catarinense diz que há condições para temporais com chuva intensa, raios, vendaval e eventual queda de granizo, principalmente entre a noite de quinta e manhã de sexta. Os acumulados médios de chuva devem variar entre 80 a 110 mm no Grande Oeste, entre 60 a 90 no Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí. Já no Baixo e Médio Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte os acumulados ficam na casa dos 50 aos 70 mm. Pontualmente, no entanto, em função dos temporais, os acumulados podem ser ainda maiores.
Seja o primeiro a comentar