A instalação do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias acontecerá no dia 29 de março, às 10 horas, na Assembleia Legislativa. O grupo será coordenado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) – proponente da iniciativa -, envolverá outros 25 parlamentares signatários.
Com a perspectiva de que os trabalhos durem os quatro anos da atual legislativa, o Fórum tem a finalidade de apoiar o fortalecimento deste modelo comunitário genuinamente catarinense, disseminar informações sobre os serviços prestados pelas 14 instituições que compõem o Sistema ACAFE e defender seu legado no desenvolvimento de Santa Catarina nos últimos 50 anos.
“A ACAFE e suas 14 universidades comunitárias são um patrimônio de Santa Catarina. Elas são fundamentais para a interiorização do ensino superior e reinvestem todo o seu resultado em benefício das comunidades. Este é um modelo bem-sucedido, que precisa prosperar e continuar gerando oportunidades. Vamos trabalhar aliançados com as instituições para que isso aconteça”, afirma Napoleão.
O Fórum irá percorrer, inicialmente, 12 cidades em todas as regiões do estado, na promoção de um debate junto à comunidade acadêmica, sociedade civil organizada e os catarinenses, os grandes favorecidos e protagonistas nessas instituições. Os roteiros serão detalhados em breve.
“Nosso intuito é que a população tome conhecimento do trabalho desenvolvido pelas universidades comunitárias, o que ela entrega e o quanto isso é relevante para a sociedade. Investir em universidade comunitária nada mais é que retornar o imposto pago pelo cidadão de forma objetiva em saúde, educação e outros serviços de interesse público”, destaca o deputado.
Um dos temas que deverão pautar o início dos trabalhos é o Programa Faculdade Gratuita, uma das principais bandeiras do governador Jorginho Mello e que deverá tramitar na Alesc nos próximos dias.
A FURB e demais instituições de ensino superior da ACAFE estão mobilizando estudantes, professores e técnicos para acompanhar o lançamento do Fórum, no dia 29, em Florianópolis. “Será um momento histórico para Santa Catarina”, pontua a reitora da Universidade de Blumenau, Marcia Sardá Espindola.
Seja o primeiro a comentar