Mesmo com todo intensivo feito pela Justiça Eleitoral, dez partidos em Blumenau ainda não fizeram a prestação de contas referente a 2016.
O prazo encerrou em 30 de abril e o Informe Blumenau trouxe a informação no dia 4 de maio. Lá, eram 15 partidos. (PS: na verdade eram 16, mas no dia da publicação, por uma pequena falha do cartório eleitoral, o nome do PMN não constava.)
Cinco apresentaram neste tempo: PSOL, PPL, PRT, PTC e PTdoB.
Não é a prestação de contas da campanha eleitoral e sim as ordinárias, com informações sobre o que receberam do Fundo Partidário, de repasse dos diretórios estaduais, nacional, além dos gastos com sede e outras despesas.
Entre os que não apresentaram ainda estão DEM, PPS, PR, PV, PROS, PSDC,PSL, PTB, PTN, PEN e o PMN.
A Justiça Eleitoral garante que todos os responsáveis foram comunicados e a partir de junho será formalizado um processo por omissão na prestação de contas. Caso o juiz que analise o caso concorde, além de corte de repasse do Fundo Partidário, o diretório municipal pode ser suspenso.
Interessante é o caso do DEM, um dos principais partidos hoje em Blumenau. Neste sábado acontece a eleição do novo diretório, com o presidente da Câmara, Marcos da Rosa, liderando uma chapa única. Corre o risco de ver sua posse comprometida. O presidente até a eleição é Paulo Gouvea da Costa, que segundo a Justiça Eleitoral está ciente do problema.
É o povo bem representado.
Será que o povo de Blumenau vai sentir falta deles?
Se fechar todos os partidos e voltar só com dois como era no passado seria a melhor solução. Ou você é a favor ou é contra, isto acabaria com a venda de siglas.
Não cumprem sequer a lei eleitoral e dizem que são homens públicos sérios ?