Prefeitura vai realizar mutirão de limpeza nesta quarta e quinta-feira, dias 13 e 14, das 8h às 13h, no bairro Escola Agrícola – nas regiões da Vila Bromberg e Vila Feliz. No dia 18, as equipes retornam aos locais para verificar a situação. Esta foi uma das medidas decididas na tarde desta terça-feira, 12, dos integrantes das secretarias municipais e representantes das forças de segurança de Blumenau, durante a segunda reunião da Sala de Situação. criada pela administração municipal.
Na ação externa, os agentes de endemias farão o recolhimento de materiais e entulhos em residências. As equipes receberão apoio do 23º Batalhão de Infantaria das e equipes da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) que serão responsáveis pelo transporte dos materiais. Os moradores destas duas localidades que tiverem resíduos e entulhos para descarte poderão colocar os itens na frente de seus imóveis para recolhimento.
“Neste momento, cerca de quatro bairros concentram aproximadamente 70% dos focos e dos casos. Então nesta semana as equipes já estarão nas ruas para intensificar o combate ao mosquito da Dengue”, afirma o secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin (Podemos), que assumiu a pasta nesta segunda-feira.
Dos 35 bairros da cidade, 17 são considerados infestados e são monitorados diariamente. São eles: Água Verde, Centro, Do Salto, Escola Agrícola, Garcia, Fortaleza, Itoupavazinha, Itoupava Norte, Itoupava Seca, Jardim Blumenau, Ponta Aguda, Salto do Norte, Tribess, Velha, Velha Central, Vila Nova e Victor Konder.
De janeiro até agora, Blumenau registra 2.013 focos do mosquito Aedes aegypti. São 1.617 notificações. Destes, 351 são casos confirmados, sendo 10 casos importados e 330 autóctones, ou seja, contraídos em Blumenau. Outros 1.220 casos são considerados suspeitos e aguardam resultado de exame. No mesmo período do ano passado o município registrava 1.342 focos – o que representa um aumento de 50% de um ano para o outro
.Nesta segunda-feira, 21 moradores de Blumenau estavam internados em hospitais da cidade. Desse total, 19 estão em enfermaria e dois estão em UTI. Todos são considerados casos suspeitos de Dengue, aguardando resultado do exame laboratorial. Dos dois óbitos suspeitos de dengue, um deles já foi descartado. O outro segue em investigação pela equipe da Vigilância Epidemiológica do Município.
Na última sexta-feira-feira, dia 8, a Prefeitura de Blumenau publicou o Decreto nº 13.761 que declara situação de emergência em saúde pública, em todo o território do município de Blumenau, em razão da infestação pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor dos vírus da Dengue, Febre Amarela, Chikungunya e Zika Vírus.
O documento prevê a contratação, por tempo determinado, de servidores e contratação de serviços para atuar no combate à Dengue. Além da realização de visitas a imóveis públicos e particulares para eliminação do mosquito e de seus criadouros.
Ainda conforme o decreto, as equipes municipais estão autorizadas a entrar em imóveis públicos e particulares, nos casos de situação de abandono, negativa de acesso ou ausência de pessoa que possa permitir o acesso de agente público, regularmente designado e identificado, quando se mostre essencial para a contenção das doenças. O decreto tem validade de 180 dias.
Seja o primeiro a comentar