Dengue: Hospital Santa Isabel orienta quais grupos devem procurar atendimento no Serviço de Emergência

Foto: redes sociais

Com o aumento significativo de casos de dengue na região, o Hospital Santa Isabel está enfrentando um aumento no número de pacientes que buscam atendimento médico com sintomas da doença. Em média, 50 pacientes por dia procuram assistência no Hospital Santa Isabel devido a sintomas relacionados à dengue.

A cidade vive uma epidemia da doença, segundo a Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE-SC). Para garantir que os serviços hospitalares estejam disponíveis para pacientes com sintomas graves, além de manter o atendimento às demais especialidades das quais o Hospital Santa Isabel é referência, orientamos que pacientes com sintomas leves, (grupos “A” e “B”) independentemente do bairro em que residem, procurem os Ambulatórios Gerais.

Os sintomas da dengue incluem febre alta (de dois a sete dias de duração), dores de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, fadiga e manchas pelo corpo. Os pacientes diagnosticados ou com sintomas dividem-se em quatro grupos de classificação de risco, sendo o grupo ”A” mais leves e
grupo ”D”, sintomas mais graves:

• GRUPO A: Dengue sem sinais de alarme, sem condição especial, sem risco social e sem comorbidades;
• GRUPO B: Dengue sem sinais de alarme, com condição especial, ou com risco social e com comorbidades;
• GRUPO C: Presença de sinais de alarme e sinais de gravidade ausentes; dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, retenção de líquidos, desmaios ou pressão baixa, sangramento de mucosa, fadiga ou irritabilidade.
• GRUPO D: Dengue grave; choque por taquicardia (batimentos cardíacos acelerados), mãos e pés frios devido à queda de temperatura, respiração acelerada, retenção de líquidos com deficiência respiratória, sangramento grave, cor azulada ou acinzentada da pele, unhas, lábios ou ao redor dos olhos.

Atendimento nos AGFs

Em Blumenau os Ambulatórios Gerais da Família (AGFs) atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. As unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs) também contam com atendimento em horários e endereços especificados no site oficinal da Prefeitura: blumenau.sc.gov.br. Pelo site também é possível ter acesso às informações sobre quantidade de casos notificados, suspeitos, confirmados e inconclusivos na cidade. É importante que todos adotem medidas de prevenção contra a dengue, eliminando recipientes que possam acumular água parada, usando repelente regularmente e se necessário denunciando locais com possíveis focos do mosquito.

Fonte: HSI

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*