O deputado federal Jorge Goetten (PL) tem sido um crítico da taxa básica de juros do Banco Central, a taxa Selic. Nesta semana foi aprovado um pedido de sua autoria que convoca o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, para uma audiência pública na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados. O debate será sobre o impacto da taxa nos pequenos negócios.
Para o deputado, o anúncio do corte de 0.5 ponto percentual está bem longe do ideal. “Continuamos sendo o país com a maior taxa de juros reais do mundo. Não tem cabimento, a inflação está em queda”, explicou o parlamentar.
Ainda conforme Goetten, os pequenos negócios são diretamente impactados pela taxa Selic, que trava as vendas e a economia. “O custo financeiro é uma das maiores restrições para o funcionamento e para a sobrevivência dos pequenos empresários. Precisamos debater sobre este cenário com as entidades envolvidas”.
Também estão entre os convidados, o presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Isaac Sidney, o presidente da Comicro (Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas), José Tarcísio da Silva, representantes do BNDES, Ministério da Fazenda, dentre outros. A audiência ainda não tem data marcada.
Seja o primeiro a comentar