Por iniciativa do deputado Fernando Krelling (MDB), a Comissão de Esporte e Lazer realizou nesta quarta-feira, uma audiência pública para discutir a decisão do governo do Estado de cancelamento do calendário esportivo, inviabilizando em 2023 a realização de competições como o Jasc e o Parajasc. O cancelamento das competições foi anunciado na semana passada pelo Governo do Estado, por conta das chuvas. Rio do Sul, uma das cidades mais castigadas, sediaria os Jogos Abertos.
Dirigentes de diversos municípios afirmaram que não foram consultados pela Fesporte sobre a possibilidade do cancelamento.
O deputado, ligado ao esporte, teve uma postura incisiva. Queria tentar garantir que alguma competição prevista e cancelada do calendário da Fesporte fosse retomada ainda em 2023.
O cancelamento é uma decisão longe do consenso, o deputado defende o conjunto de pessoas envolvidas para participar destas competições, mas entende-se neste contexto de tantas chuvas.
“Foi uma das decisões mais difíceis que eu tomei como ex-atleta. Sempre ouvimos atletas e dirigentes do esporte, porém o aviso de pontos perigosos nas rodovias e as recomendações da Defesa Civil fizeram com que pensássemos na segurança e integralidade dos atletas”, disse Paulão, o ex-jogador de vôlei, presidente da Fesporte.
Fernando Krelling, ao encerrar a reunião, apelou à Fesporte para que faça um estudo para a realização de alguma competição este ano. “Não consigo concordar, espero que possamos salvar alguma competição ainda em 2023. Peço celeridade da Fesporte para que nos envie estas informações.”
O tom subiu muito no final da audiência. O deputado fez um desabafo bastante alterado. E agressivo. Tudo registrado na transmissão pela TVAL.
Mas, conforme o parlamentar, “no final da audiência o presidente da Fesporte veio para cima e baixou o tom realmente, com alguns xingamentos a minha pessoa.”
E na sessão desta quinta-feira, Krelling pediu a exoneração do presidente da Fesporte. “Presidente Paulão, faça um favor para Santa Catarina, para o esporte catarinense, não crie um desgaste para o governador Jorginho Mello, peça exoneração do seu mandato. Todo o segmento está totalmente contra essa gestão, então seria um grande gesto o seu pedido de exoneração.”
Também nesta quinta, o Parlamento fez uma moção de repúdio contra o presidente da Fesporte.
“A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina vem a público manifestar repúdio à conduta intempestiva e desequilibrada do presidente da Fesporte, que em audiência pública promovida pela Comissão de Esporte e Lazer, na noite de quarta-feira (29), debateu o cancelamento do calendário esportivo estadual. Na oportunidade, após encerrado o evento, o presidente da Comissão, Deputado Fernando Krelling foi provocado e insultado, numa clara agressão ao Parlamento Estadual.
O ato agressivo e desrespeitoso fere o espaço democrático do ambiente da Casa Legislativa e vem de encontro à proposta do amplo debate de uma audiência pública cuja finalidade era promover ações e políticas em favor do esporte, direcionadas ao estimulo para formação e o desenvolvimento dos jovens atletas de Santa Catarina”
Compartilho o vídeo da audiência, o clima esquenta depois de 1 hora e 30 minutos, na fala dos dois.
O deputado deve viver em outro estado ou não acompanha o que ocorre no próprio estado.
Enchentes assolando o estado, drama das famílias , muitos perderam tudo , inclusive a casa, e este deputado fazendo politicagem. Assisti toda a entrevista e foi nítido o deputado tentar direcionar os cancelamentos ao governador .Foi decisão conjunta entre Fesporte, defesa civil e membros do governo e tomaram a decisão correta . Não se faz politicagem com coisa séria .