No último dia 30 de outubro, o deputado estadual Marcos da Rosa (União Brasil) prestou homenagem à Fundação CERTI em sessão na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, reconhecendo a contribuição da instituição que, ao longo de quatro décadas, se dedicou a impulsionar o avanço da inovação e tecnologia. Fundada em 1984, a CERTI se destaca como uma organização sem fins lucrativos que atua nacional e internacionalmente, com mais de 400 colaboradores e um impacto direto na economia catarinense.
Criada pelo professor Carlos Alberto Schneider, do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a fundação tem como missão primordial apoiar empresas em seus desafios tecnológicos. “Organizações como WEG, Embrapa, Embraer e Petrobras vêm a Florianópolis para contratar soluções da CERTI”, afirmou Schneider. Ele expressou seu agradecimento ao reconhecimento da Alesc e enfatizou que continuará colaborando para o desenvolvimento do estado por meio da fundação.
Com um portfólio que inclui parcerias em projetos de inovação com grandes empresas nacionais, a CERTI se consolidou como referência em áreas como Indústria 4.0, transformação digital, mecatrônica, gestão de qualidade e integridade, energia sustentável, mobilidade elétrica, bioeconomia, inovação corporativa e empreendedorismo inovador. Localizada em Florianópolis – cidade recentemente reconhecida como Capital Nacional das Startups – a CERTI criou a primeira incubadora de empresas de base tecnológica do Brasil, o CELTA, e desenvolveu importantes programas de incentivo ao empreendedorismo, como o Sinapse da Inovação, Centelha e InovAtiva Brasil, apoiando desde a concepção de novas ideias até o fortalecimento dessas empresas no mercado.
O deputado Marcos da Rosa destacou o orgulho catarinense pela atuação da CERTI: “Santa Catarina tem muito orgulho da CERTI, uma instituição que se mantém na vanguarda do desenvolvimento tecnológico e que transforma nossa sociedade com inovação e compromisso. É gratificante ver o impacto positivo que ela gera, impulsionando o futuro do nosso estado e do Brasil”.
Erich Muschellack, superintendente da CERTI, agradeceu a homenagem e reforçou o compromisso da instituição com o ecossistema de inovação. “Essa homenagem representa o esforço e dedicação de toda nossa equipe. Nosso foco é desenvolver soluções sustentáveis e inovadoras, e o reconhecimento nos motiva a continuar trabalhando para transformar o cenário de inovação no estado e no país.”
Com iniciativas de destaque como a Jornada Amazônia, voltada à bioeconomia, e o CitzTech, programa de aceleração de startups de tecnologia que incentivam a cidadania, a CERTI tornou-se o principal hub de tecnologia de Santa Catarina. Atuando com pesquisas e serviços tecnológicos especializados, a fundação oferece soluções inovadoras para empresas, governo e terceiro setor, fortalecendo sua missão de desenvolvimento para a sociedade.
Seja o primeiro a comentar