O deputado Ivan Naatz (PL), ex-presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente e atual presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço público da Alesc, proferiu palestra sobre a importância do turismo regional para a economia catarinense e as oportunidades de investimentos no setor, durante a programação de abertura do Congresso da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam), o Comac – 2023. O evento acontece até essa sexta-feira, 29, no município de São José e reúne centenas de prefeitos, vereadores, secretários municipais e especialistas do setor público e privado de todas as regiões catarinenses na área de gestão municipal e estadual.
Naatz procurou destacar que Santa Catarina vem sendo referência nacional na estruturação do turismo regional e o parlamento tem uma missão importante neste sentido que é o de debater e contribuir para eliminar gargalos do setor, flexibilizando e adequando a legislação estadual no sentido de aumentar movimentação econômica e a geração de emprego e renda.
O parlamentar salientou ainda que durante sua gestão na Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc buscou esses objetivos ao propor e aprovar projetos de incentivo aos municípios de interesse turístico, criação de novas rotas regionais, além de realizar diversos debates, seminários e audiências públicas com encaminhamentos sobre o tema, tanto na sede do parlamento como na maioria das regiões catarinenses, enfatizando ainda a necessidade da constante profissionalização do setor.
Neste sentido, destacou também o crescimento gradativo da arrecadação do ICMS turístico no estado nestes últimos anos, passando de R$ 236 milhões em 2021 para R$ 348 milhões no ano passado. Elogiou a iniciativa do atual governo estadual em potencializar e valorizar o setor retomando a criação da Secretaria de Turismo com gestão profissional e inovações como a aposta em estimular o turismo durante todas as estações do ano, além de investir na promoção nacional. Ivan Naatz observou ainda a importância dos municípios estarem cadastrados no Cadastur, do Ministério do Turismo para terem acesso a programas de apoio, qualificação e financiamentos públicos.
Seja o primeiro a comentar