Por André Espezim – Presidente do Samae
Hoje celebramos o Dia Mundial da Água, considerada um dos maiores “bens públicos da humanidade”, associada a saúde e ao desenvolvimento do milênio. Não há como pensar em um plano de “desenvolvimento sustentável” sem incluir a questão da água. Abastecimento de água potável e saneamento adequado estão entre os direitos humanos básicos.
Em Blumenau, tornou-se mais do que uma questão de saúde e dignidade atingir as metas de saneamento, porque o resultado consiste em um enorme salto para o desenvolvimento humano. O Samae trabalha incessantemente para atingir metas no tratamento de esgoto, que em 2010 contemplava apenas 4,8% da população e atualmente atinge um percentual de 43%.
Além do tratamento de esgoto, a instalação dos dois reservatórios de água, na região da Caçadores e Fortaleza, garantirá o acesso a água em regiões onde ainda há problemas de abastecimento. O Samae também vai investir em pressurizadores de redes de água, tipo booster, responsáveis por fazer a elevação e pressurização constante de redes de abastecimento de água.
O governo municipal sabe que está no caminho certo, porque o acesso à água e o direito ao saneamento está diretamente ligado ao desenvolvimento da nossa cidade. Uma pesquisa realizada pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em 2016, contabilizou 34 milhões de brasileiros sem acesso à água potável. A mesma pesquisa, apontou um percentual ainda mais preocupante, onde 49% da população não possui coleta de esgoto.
Nosso objetivo é garantir 100% do tratamento de esgoto na cidade, saúde e desenvolvimento, não como uma opção, mas como compromisso. As famílias blumenauenses também precisam saber que não só poder público precisa investir na mudança, mas a população também precisa mudar seus hábitos.
A educação ambiental é outro grande fator de mudança na vida dessas pessoas que serão beneficiadas e necessitam de orientação para usufruir de maneira adequada dos benefícios que o saneamento básico pode trazer. Acredito no trabalho de toda a sociedade de conscientização para melhorar a vida de todos, por isso convidamos todo blumenauense a contribuir com este movimento de forma positiva e propositiva. Blumenau merece o melhor e nossas famílias também.
Seja o primeiro a comentar