Quinta-feira é dia mundial da saúde e várias ações estão marcadas para Blumenau. O foco é a Diabetes, mas a população receberá informações sobre outras doenças. Confira as informações no release enviado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura.
Dia Mundial da Saúde será celebrado com evento no centro de Blumenau
Na próxima quinta-feira, dia 7, é comemorado o Dia Mundial da Saúde, que esse ano tem como tema, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) “A Promoção da Saúde e a Prevenção da Diabetes Mellitus”. A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Saúde, esta organizando uma ação com diversos serviços de saúde. O evento ocorrerá na Praça Dr. Blumenau, esquina com a rua Nereu Ramos, no centro da cidade, das 8h às 16h.
Serão realizados no evento aferição da pressão arterial, teste de glicemia, avaliação nutricional, com orientações e encaminhamentos dos casos alterados. Haverá ainda distribuição de mudas de hortaliças, para estimular a produção e o consumo de alimentos in natura, através da horta urbana (caseira).
A comunidade também terá a oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas a formas de promoção da saúde, prevenção do diabetes, diagnóstico e complicações da doença e alimentação saudável. Maneiras de enfrentar o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o aedes aegypti, e informações sobre as doenças também serão fornecidas no local pela equipe do Programa de Combate a Dengue, da Vigilância Epidemiológica de Blumenau.
A diabetes
A Diabetes Mellitus é uma doença crônica, ou seja, não tem cura, e por este motivo a prevenção é tão importante. Conforme a International Diabetes Federation, em pesquisa realizada no ano de 2015, só no Brasil 14,3 milhões de pessoas tem a doença e metade destas pessoas ainda não foram diagnosticadas. Em Blumenau o núcleo de atenção em diabetes (NAD), que funciona no Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, faz o acompanhamento de mais de 2.500 pacientes dependentes de insulina.
O evento é organizado pelas coordenações de política de saúde do adulto e pela política de alimentação e nutrição, e tem a parceria da Renal Vida, do SENAC, da FURB, da UNIASSELVI e do Conselho Regional de Nutricionistas.
Fonte: Marília Prado – Secom PMB
Be the first to comment