
O vereador Diego Nasato (Novo) não gostou de uma fala do vereador Adriano Pereira (PT), quando este usava seu tempo na Tribuna Livre, e fez um requerimento pedindo a censura formal e por escrito do colega, entendendo que o colega feriu o decoro parlamentar.
Ao final do seu tempo de fala, Adriano Pereira fez uma crítica aos vereadores do Novo. “Vi que os vereadores do Novo falaram da questão de recursos para as clínicas veterinárias, que não era para gastar, uma série de coisas, quero dar uma sugestão. A gente foi bastante criticado com relação ao reajuste do salário dos vereadores, 13º, fica a dica aí para os senhores fazerem a devolução da diferença dos salários que vocês tanto mostraram na campanha, nas redes sociais, Partido Novo fez tanta campanha em cima daquela economia, pega esta diferença, mais o 13º e ajuda as entidades nesta causa animal, ajude nos mutirões de castração, vamos aplicar este dinheiro que vocês foram tão críticos aos demais vereadores desta casa na causa animal”, disse o petista, lembrando que os parlamentares já recebem o salário com o novo valor.
Diego Nasato, que estava como presidente da Casa durante a manifestação, retrucou. “Vereador, gostaria de lembrar que a fala de vossa excelência infringe alguns regramentos da Casa”, disse. Mas, na sequência, o vereador do Novo se manifestou pela ordem para pedir que constasse em ata o pedido de repúdio contra a fala de Adriano Pereira, que infringiria dois artigos da Casa, afirmando que as manifestações atingiam o foro íntimo e condutas privadas dos parlamentares do Novo, fazendo o pedido para que o Conselho de Ética advirta o colega petista.
Os artigos que fez referência são:
Art. 217: Atentam contra o decoro parlamentar, sendo puníveis com censura, suspensão do exercício do mandato por 30 (trinta) dias ou cassação de mandato, as seguintes condutas de vereador, no exercício do mandato:
XIV – praticar ofensas morais, bem como dirigir palavras ou referir-se a seus pares e, de modo geral, a qualquer representante do Poder Público, de forma descortês ou ofensiva à dignidade ou ao decoro;
Com isso, o procurador da Câmara vai fazer uma análise do caso e, se entender procedente, passa ao comitê de ética para instauração de processo próprio para análise da penalidade.
O Informe ouviu algumas vezes a manifestação do vereador Adriano Pereira e não encontrou nada que não fosse da política, assim como foi quando o Novo fez propaganda que não havia votado pelo aumento de salário.
Se a Câmara acatar a denúncia, abrirá um precedente e tanto.
Adriano Pereira está certíssimo! Mais uma vez esses políticos aprovaram aumento nos salários para vereadores e prefeito ao apagar das luzes, enquanto os servidores precisam fazer greve para receber o INPC de Lei. Não Vejo decoro parlamentar nenhum, apenas a verdade!!!
O Novo fazendo a política velha.
O mesmo de sempre.
Bando de sem nada importante a fazer.
Na Democracia precisamos aprender a respeitar o contraditório, quem pensa diferente, o NOVO sempre vota contra os trabalhadores, contra os pobres, contra o Estado presente e inteligência! Não há nada mais atrasado do que o suposto “novo”! O mundo todo já aprendeu que a visão neoliberal antipovo soh nos trouxe desigualdade, pobreza, concentração de renda nas mãos dos 1% mais rico e sofrimento para os povos do mundo… vamos deixar de ser mimados e arrogantes e aceitar críticas e o debate sem apelar e trapacear…..
Então o partido Novo, coloca uma faixa na frente de seu diretório,pedindo cassação do ministro do STF,e não aceita uma crítica de um vereador que pensa diferente? Onde está a liberdade de expressão que os Srs tanto defendem? Que tal começar a trabalhar pela cidade vereador e pararem com essas picuinhas partidárias? Os Srs não tem projetos para a cidade? Vão ficar só nessa briga com a esquerda?
Falta de deciro é apoiar moção honrosa à defensores e patrocinadores de golpe de estado, como foi feito por esta casa. Falta de decoro é tentar aprovar emendas sem a o conhecimento da população quando essas afetam principalmente os contribuintes. Como no caso das interferências no ISSBLU. Peço aos senhores vereadores que façam o seu trabalho em apoiar o que é importante e necessário e direito do cidadão blumenauense e parem de mi-mi-mi. Enquanto ficam chateadinhos e se engalfinham por causas políticas, a saúde e a educação estão penando com condições de trabalho precárias.
O vereador Adriano a muitos anos vem denunciando o descaso com várias pastas importantes para a população e esta casa inclusive o ofendeu várias vezes com relação ao seu partido. Nunca vi ele fazer esse tipo de coisa que o presidente da cessão acha que tem razão em fazer. Enquanto isso as APPs das escolas tiram dinheiro de onde não tem para resolver problemas sérios que deveriam ser resolvidos pela administração pública do município.
O PT pensando em hospital para pet’s e as crianças sem merenda e uniformes e ainda tem gente que acha que estão certos.Visao de ideologistas na defesa de um partido com presente e passado negro.
Foi uma vergonha a sessão de 27/02/25 ..
A bancada do PT preocupada com hospital veterinário neste momento onde as crianças das escolas municipais estão comendo bolacha com banana , a maioria não recebeu o uniforme e os petistas preocupados com hospital veterinário neste momento e ainda ficam com zombarias com outro vereador que não se posicionou contra , apenas entende que temos outras urgências no momento e indicou uma parceria publico privada , que seria a ideia mais correta .
A bancada do PT sequer soube fazer um requerimento de CPI sobre a merenda , e ficam discutindo asneiras em um momento tão delicado para as urgências que Blumenau tem como merenda, uniformes, falta de água, transporte público e tantos outros .
Falam , falam, fazem oposição por fazer , nada agregam em beneficio da população e não são só eles , temos outros vereadores nas mesmas condições . Esta na hora de começar a fazer a vereança e jus ao salário que NÓS pagamos .