Uma daquelas obras encalacradas da nossa região é a Ponte do Vale, ligando Gaspar a BR 470. É daquelas que ganhou muitos confetes antes de sair do papel, fogos de artifício quando da assinatura da ordem se serviço e muitas, muitas promessas. Mas estava parada por conta da falta de repasses do dinheiro por parte do Governo Federal.
A semana começa com um alento. A assessoria do deputado Décio Lima (PT) anunciou na manhã desta segunda-feira, 23, que R$ 5,2 milhões foram depositados na conta da Prefeitura de Gaspar. O dinheiro serve apenas para pagar o que a empresa contratada já fez. Os representantes dela já foram informados do pagamento e a expectativa é que recomecem o serviço o quanto antes.
Ainda de acordo com a assessoria do parlamentar petista, os R$ 9 milhões que faltam para a conclusão das obras estão empenhados e serão liberados a medida que a empresa responsável pela obra apresente as novas medições.
Tomara. Esta é uma obra emblemática e fundamental para o trânsito da região. Agora, com tantas promessas por aí, só acredito vendo.
Seria interessante uma análise sobre o porque da falta dos repasses. Do modo colocado, sugere a falta de compromisso do governo federal para com SC. Um estudo mais aprofundado sobre leis e sobre o “modus operandi” do orçamento da união poderiam esclarecer muitas questões.