A diplomação dos eleitos no primeiro e no segundo turno das Eleições 2022 ocorrerá no dia 19 de dezembro, uma segunda-feira, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A cerimônia, que será realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC), em horário ainda a ser definido.
A solenidade, que marcará o encerramento do processo eleitoral deste ano, consiste na entrega do diploma que habilita, perante a Justiça Eleitoral, os candidatos eleitos a tomarem posse e exercerem seus mandatos. Ao todo, 61 pessoas serão diplomadas: o governador eleito Jorginho Mello (PL), a vice-governadora eleita Marilisa Bohem (PL), o senador eleito Jorge Seif (PL) e seus dois suplentes, além dos 16 deputados federais e dos 40 deputados estaduais eleitos.
A posse do governador e da vice-governadora será no dia 1º de janeiro, na Assembleia Legislativa, em horário a ser definido. Os senadores e deputados federais tomam posse em 1º de fevereiro, no Congresso Nacional, em Brasília (DF). Os deputados estaduais serão empossados no mesmo dia, na Alesc.
Balanço positivo
O TRE fez um balanço positivo do segundo turno das eleições, disputado no domingo (30). Ao menos durante o horário da votação, das 8 às 17 horas, as ocorrências policiais registradas foram em quantidade inferior ao primeiro turno. Ao todo, foram 37, as principais delas referentes a boca de urna e propaganda eleitoral irregular.
Segundo TRE, nas 16.242 seções eleitorais distribuídas pelo estado, apenas 170 urnas foram substituídas por outras de contingência e houve a necessidade de votação em cédulas no município de Salete, na seção 22 da Escola de Ensino Básico Guilherme André Dalri. O número de urnas substituídas corresponde a 1,04% dos equipamentos preparados para o pleito.
Be the first to comment