A política faz coisas. O cara que mais entende de televisão no Vale do Itajaí, Antônio Amaro de Souza, o Tico, foi desligado da Câmara de Vereadores nesta sexta-feira. Há 16 anos como cargo comissionado na casa, sem envolvimento partidário, foi o criador da TV Legislativa, a primeira de Santa Catarina. Prestes a se aposentar de fato nos próximos meses, comandava seu último projeto: a implantação do sinal digital e a consequente migração para a TV aberta.
A notícia correu os corredores do parlamento e pegou todos de surpresa.
Tico trabalhou durante quatro Legislaturas, com diferentes vereadores. Nunca se envolveu em rolo, polêmica. Foi um servidor comissionado que executava muito bem seu papel, técnico, operacional e de jornalismo.
No começo desta semana apareceu nas fotos do momento solene da assinatura da autorização para operar no sistema digital, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A famosa foto oficial.
A última e mais real.
Não dá para entender.
Faltando dois, três meses para a migração do analógico para digital, um processo operacional e técnico complicado, que exige conhecimento, o cara que mais conhece é desligado. Por questões “políticas”. Conversei com o presidente Mário Hildebrandt, que não quis falar muito. Justificou como ajustes internos e que tinha tomado “uma das decisões mais difíceis” do tempo dele a frente do parlamento.
Não sei porque, não me falou, mas o presidente parecia disposto a corrigir.
Penso que é tarde.
O Antônio Amaro antecipará em dois meses o que desenhou para esta fase da vida dele: curtir os netos, a esposa, a família.
No lugar do Tico na diretoria de comunicação, assume Cristiano Bayfus, atual coordenador de comunicação, que entrou nesta Legislatura. Conheço ele mais perto faz pouco tempo, sempre foi solícito e procurou imprimir um ritmo minimizando as interferências de vereadores. Não tem experiência em TV.
Fica a especulação sobre o que seriam “estes ajustes internos”. Afinal, se o Bayfus vai para a direção, quem assume a coordenação de comunicação?
O zum zum zum no parlamento era de que a vaga seria do Ailton Souza, suplente de vereador, eleito pelo PP mas com os dois pés no PR. Um bom líder comunitário. Político.
Tomara que seja só boato. Como pelo menos cinco pessoas confirmaram ou disseram “ter ouvido falar”, eu coloco este” zum zum zum”, com espaço aberto para uma retratação futura, se não confirmar.
Se for gente do ramo, tudo certo.
Está cheio de gente boa trabalhando na estrutura de comunicação da Câmara, idealizada e colocada em prática pelo Antônio Amaro.
A comunicação pública, seja de qual o caráter,é importante para a cidadania, apesar da sociedade no geral não ter isso claro.
Ainda há muito que profissionalizar, mas Blumenau é um exemplo positivo.
Caraca,que sacanagem! O Tico é um excelente profissional.Trabalhador,competente e muito dedicado.Que “ajuste”mais besta é este que quer punir a competência?
Nada que venha da atual mesa diretora da Câmara municipal de Blumenau nos surpreende mais , este parlamento virou casa de ninguém . Temos 03 vereadores respondendo a processos no ministério público exercendo presidencia de comissões ,como primeiro secretário e como lider do governo . A Presidência da casa é a mais fraca dos ultimos anos , só não perde para a de 2004 , que foi uma das piores .
Isto jamais pode ser chamado de casa do povo , na casa do povo exxiste dignidade e carater .
Se a lava jato passar aqui leva esse Mário junto. Cara sem escrúpulos