A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), já estabeleceu o cronograma de distribuição dos carnês de IPTU de 2025. Ela começará em 6 de janeiro, pelos Correios, com estimativa de conclusão até 31 do mesmo mês.
Para o próximo ano, foram gerados 178.531 cadastros, um aumento de quase 4 mil carnês em relação a 2024. Como de praxe, o imposto recebeu apenas o reajuste do INPC, de 4,6%. “Estamos fechando esse ano com uma arrecadação de R$ 130 milhões em IPTU. Para o próximo ano, estimamos arrecadar cerca de R$ 136 milhões”, calcula o secretário da Fazenda, César Poltronieri.
O imposto pode ser pago à vista, com desconto de 5% em fevereiro (guia verde); ou com 3% de desconto em março (guia amarela). Ou ainda, pode ser parcelado em até 11 vezes, com vencimento da primeira parcela em 13 de fevereiro. Em Blumenau, também é possível doar parte do imposto para organizações filantrópicas, pagando o imposto à vista com valor cheio (guia branca). O valor correspondente ao desconto é encaminhado para o Fundo Municipal de Assistência Social.
Contribuintes que quitaram o imposto de 2024 em dia recebem o carnê já com desconto de bom pagador, que é de 2%. “É bom destacar que a última parcela do IPTU deste ano já venceu. Quem perdeu o prazo, tem até o dia 27 de dezembro para solicitar a atualização da guia e quitá-la, para não ter o nome inscrito em dívida ativa”, destaca Poltronieri.
A solicitação pode ser feita pelo site blumenau.sc.gov.br/cidadao, na aba Guias do Exercício. Ou ainda pelo e-mail [email protected] ou whatsapp (47) 99699-0946.
Fonte: PMB
Seja o primeiro a comentar