Distribuição de merenda escolar ganha controle biométrico em Blumenau

Foto: Michele Lamin/Secom PMB

Será nesta quinta-feira, 14h, a entrevista coletiva para explicar o projeto, que começará de forma piloto em 20 escolas da cidade.

O Informe Blumenau antecipou a notícia aqui.

Por conta disso, ficamos agora apenas com o release feito pela Secretaria de Comunicação de Blumenau.

Foto: Michele Lamin/Secom PMB

Distribuição de merenda escolar ganha controle biométrico

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), lançará nesta quinta-feira, dia 17, o sistema de controle biométrico para distribuição de merenda, que será utilizado nesta primeira etapa em 20 escolas municipais. A solenidade ocorrerá às 14h, no Salão Nobre da Prefeitura, na Praça Victor Konder, Centro.

Com o novo sistema, crianças do quarto ao nono ano recebem a refeição mediante a identificação de suas digitais. Já os alunos do pré ao terceiro ano serão identificados inicialmente por um cartão.

De acordo com a Secretaria de Educação, a medida tem como objetivo conferir mais transparência e eficiência à oferta de alimentação nas escolas municipais. “Com o sistema biométrico, poderemos ter a noção real de quantos alunos consomem a merenda escolar, possibilitando melhor gestão e controle destes recursos e evitando desperdícios”, explica a secretária Patrícia Lueders.

O sistema começou a ser implantado em julho, quando passou por fase de testes, com a aquisição de aparelhos de identificação biométrica. As equipes gestoras das unidades também receberam capacitação para lidar com o equipamento. Neste primeiro momento, a Prefeitura adquiriu 27 aparelhos, com um investimento de R$ 98 mil. Algumas escolas com maior número de alunos receberam dois instrumentos para o cadastro das digitais.

O contrato com a fornecedora tem validade de um ano, prorrogável por mais cinco. Ao longo deste período, a Prefeitura deverá adquirir outros 44 aparelhos, totalizando 71, com um investimento final de mais de R$ 250 mil.

A Semed serve, em média, 1,2 milhão de refeições por mês para os alunos regularmente matriculados na rede municipal, conforme prevê o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o governo federal repassa anualmente os valores correspondentes à alimentação para 200 dias letivos, de acordo com o número de matriculados no município.

Escolas que possuem o controle biométrico na merenda escolar:

EBM Alberto Stein

EBM Almirante Tamandaré

EBM Anita Garibaldi

EBM Conselheiro Mafra

EBM Felipe Schmidt

EBM Francisco Lanser

EBM General Lúcio Esteves

EBM Henrique Alfarth

EBM Lauro Müller

EBM Leoberto Leal

EBM Lore Sita Bollmann

EBM Machado de Assis

EBM Pedro I

EBM Prof. Friedrich Karl Kemmelmeier

EBM Prof. João Joaquim Fronza

EBM Profª Norma Dignart Huber

EBM Quintino Bocaiúva

EBM Vidal Ramos

EBM Visconde de Taunay

EBM Wilhelm Theodor Schürmann

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*