Documento aponta que BID negou financiamento para a nova ponte em março

A informação consta de um documento do MICI, um mecanismo independente que avalia possíveis problemas em contratos financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento.  Desde março deste ano a Prefeitura de Blumenau sabia que não poderia contar com financiamento para o traçado proposto pela administração Napoleão Bernardes (PSDB) para a nova ponte do centro . A administração do BID teria recebido o novo projeto em fevereiro e no mês seguinte teria respondido que ele não cumpria os requisitos mínimos para financiamento e portanto a obra não seria autorizada para receber estes recursos. Está lá no documento, na versão em português.

bid_ponte_p1

bid_ponte_p2
O MICI foi acionado em 21 de agosto, depois de receber uma denúncia feita por três moradores do bairro Ponta Aguda e a partir daí instaurou um processo interno. Não avaliou o melhor lugar ou qual a ponte era mais adequada. Apenas analisou se os passos estavam sendo cumpridos de forma correta pelo órgão financiador e pelo jeito estavam.

Mas, no documento encaminhado ao banco e a quem moveu a ação, estava escrito que a Prefeitura já sabia desde março que não poderia contar com este dinheiro para financiar a obra, cuja idealização surgiu durante o último processo eleitoral. Está lá, com todas as letras. Se quiser entrar no link  do MICI, é este aqui.

Você lembra da reportagem feita nesta segunda a noite, quando escrevi que os interlocutores do Paço Municipal já estavam mudando o discurso, mas sempre negando qualquer resposta definitiva por parte do BID.  Passa lá e relembre.  Hoje a noite tentei contato com representantes da linha de frente da administração e consegui falar apenas com Jean Havenstein, chefe de gabinete e braço direito do prefeito Napoleão. Garantiu desconhecer qualquer tipo de comunicado oficial.

Aguardei outros retornos e provavelmente eles só virão nesta quarta-feira, 28.  É um documento oficial, mas sabe-se lá, como leigos que somos, vá que não seja bem isso que está escrito.  A lebre foi levantada ontem, aqui, em primeira mão pelo Informe Blumenau.

PS: Para deixar claro. Eu, jornalista Alexandre Gonçalves, não defendo traçado A ou B. Não sou especialista em mobilidade urbana, não moro na região da Ponta Aguda e não circulo tanto por ali. Não tenho amigos entre os moradores que moveram a ação. Como jornalista, busco a informação correta, este é o meu foco. E como analista político, sinto cheiro diferente em algumas coisas. E é minha obrigação apontar. E não me digam que o discurso não mudou, pois aí terei que resgatar os programas eleitorais de 2012 e as entrevistas de governo desde que Napoleão assumiu.

Documento na íntegra (em espanhol): Respuesta_de_la_Administración_a_la_solicitud_web

2 Comentário

  1. Aliais, outro ponto que vale a atenção, segundo o contrato, o complexo do Badenfurt seria construído através deste empréstimo, se assim é, porque teve toda aquela problemática entre Blumenau e o governo do Estado, inclusive tendo que empresas da região pagar a obra ganhando desconto em tributos?

    Isso me cheira mal !

    No meu ver, se a prefeitura tivesse enviado dados sobre a ponte entre a Rua Chile e Rodolfo Freygang, seria negado também, afinal não consta do contrato de financiamento.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*