Iniciada no final de julho deste ano, o Conselho de Ética da Câmara de Blumenau que analisa denúncias de quebra de decoro parlamentar dos vereadores Aílton de Souza, o Ito (PL) e Carlos Wagner, o Alemão (União), além da denúncia de falsidade ideológica contra o vereador Alemão vai dar, no máximo, em censura, podendo definir ainda pela absolvição. Nada de cassação, nem mesmo uma suspensão temporária.
Isso é que consta no parecer da relatora, vereadora Cristiane Loureiro (Podemos), entregue na reunião desta quinta-feira. A vereadora justifica sua conclusão, argumentando que não existe previsão de outra punição no regimento interno da Câmara, por isso seu parecer indicando no máximo a censura no caso da denúncia de falsidade ideológica contra Alemão, por conta de, supostamente, ter abonado o cartão ponto de um ex-chefe do Gabinete dele, mesma punição indicada pela falta de decoro parlamentar dos dois.
A mesma denúncia de falsidade ideológica é alvo de um inquérito no Ministério Público, que já levantou que o agora ex-servidor deu aula numa universidade em pelo menos 67 oportunidades que deveria estar dando expediente na Câmara de Blumenau. Todos estes horários foram abonados pelo vereador Alemão, com a justificativa de trabalho na comunidade ou “esqueceu de bater o cartão”.
O vereador Ito, autor da denúncia, rechaça a tese da colega. Diz que não esperava a cassação, mas pelo menos a indicação de uma suspensão temporária por 30 dias, para que o plenário da Casa votasse e se posicionasse sobre o assunto. “É um absurdo, me envergonho hoje de ser vereador que quer fazer a coisa correta e tem uns colegas despreparados como a vereadora passando a mão na cabeça do colega”, disse para o Informe.
Dito isso, é esperar as cenas dos próximos capítulos, pois agora os vereadores podem apresentar novas defesas e aí sim será definido pela penalidade de censura ou a absolvição.
A decisão tomada está de acordo com Regimento Interno.
Por não existir fundamento no Regimento que puna de forma diferente os membros não podem julgar aquém do que está escrito. A lei deve ser cumprida em sua proporção.
A penalidade de advertência foi aplicada aos dois vereadores, mas o único o citado nas materias difamatórias é o vereador Alemao.
Parabéns a relatora Vereadora Cristhiani Loureiro e todos os membros da comissão de ética.
Se o Regimento não é completo, nem um vereadorpode ser punido por isso. Lembro ainda que o Procurador Geral da Casa é indicado sim do Vereador que se acha injustiçado, o senhor que se diz “justo”, tentou usar da Comisão de Ética para resolver problemas pessoais, felizmente desta vez eles as margens de interpretação foram interpretadas por pessoas inidoneas.
E lembro, o servidor pode ter errado, mas isso será ajudado nos órgãos competentes.
Eu é que tenho vergonha de morar numa cidade que elege um vereador da categoria do Ito…
Uma verdadeira piada. O vereador alemão é acusado de cometer falsidade ideológica, abonou mais de 60 registros de pontos falsos do seu chefe de gabinete, fato provado inclusive no MP. Me admira a atual chefe de gabinete prestar o deserviço de vir comentar. Ainda bem que o ministério público não se curvará a este absurdo. É incrível que a pessoa que denunciou esta ilegalidade ainda é taxada de errada. O certo era concordar com o Alemão que colocou um chege de gabinete que não aparecia para trabalhar, um estagiário condenado na Lei Maria da Penha, outro assessor com condenação por improbidade administrativa por rolos na FURB. Parabéns pala coragem Ito.
Parabéns Neusa, você está certa. Tens que defender o vereador que te nomeou com unhas e dentes. Inclusive defender a irregularidade que ele cometeu. Só espero que você do vereador estejam indo trabalhar depois desse episódio!
Minha amiga Neusa que decepção. Gosto muito de você, admiro muito seu trabalho. Agora nunca pensei que você fosse defender funcionário fantasma.
Então Blumenau agora pode ter cargo fantasma? Que cidade vivemos estão dando tapinha nas costas e ensinando que o crime compensa.
Põe meu nome de funcionário fantasma ai também,já que estão justificando que o fantasma esqueceu de bater o cartão ponto pois 67 vezes.
Precisamos de mais caçadores de corruptos em Blumenau.
Bora caçador de corruptos fica em cima.
Parem de passar a mão na cabeça,Parem de criticar quem fica investigando, critiquem quem deu aula ao menos 67 vezes em ver de estar trabalhando para nós o povo.Fiquem de olho funcionário fantasma te pede apoio a cada 4 anos.
Que falta de vergonha na cara ,ainda tem gente que defende funcionário fantasma ,eu não acho certo , pra mim é um corrupto ,tem que ser exoranerado sem dó e nem piedade , somos eleitores e não admitimos esse tipo de pessoa ,quem fez a denuncia dou meus parabéns pra ele.
Que vergonha defendendo cargo fantasma Sra.Neusa,esperava tudo da senhora,menos isso!!
Sr.Edson, o senhor deveria ter vergonha de morar em uma cidade onde se elege vereador que abona ficha ponto de cargo fantasma!E você ainda vem aqui defender?