O presidente Egídio Beckhauser (Republicanos) comunicou na sessão desta quinta-feira, 24, que a eleição para a nova composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Blumenau para o biênio 2023/2024 será realizada no dia 1º de dezembro de 2022, data que também serão escolhidos os nomes para os cargos de Corregedor Titular e Corregedor Substituto.
A presidência da Casa dificilmente deixará de ser de Almir Vieira (PP), um dos mais experientes do parlamento, e que teve atuação decisiva nas eleições das últimas três mesas diretoras. Tem o apoio da administração municipal e o respeito dos pares.
Os outros três nomes mais cotados são Maurício Goll (PSDB), Cristiane Loureiro (Podemos) e Aílton de Souza, o Ito (PL), sendo que o tucano é o favorito para assumir a vice-presidência.
Nesta quarta-feira, um almoço entre um grupo de vereadores, a vice-prefeita Maria Regina Soar (PSDB) e o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) praticamente selou o acordo em cima destes quatro nomes.
A Federação PSDB-Cidadania é a maior bancada da Câmara, com três representantes, mas o único que pode assumir é Goll. Sylvio Zimmermann é suplente e Bruno Cunha não pode assumir por estar atuando como advogado, o que é impeditivo para estar na Mesa.
A segunda maior bancada é do Podemos, com dois vereadores, mas apenas Cristiane Loureiro é titular, por isso seu nome vem naturalmente. A outra parlamentar é a suplente Giselle Margot Chirolli.
E o nome de Ito é o falado para ser a quarta vaga, não necessariamente nesta ordem. Além dele e dos citados acima, fazem parte da base governista, Jovino Cardoso Neto (SD), o atual presidente Egídio Beckhauser (Republicanos) e Marcos da Rosa (União), que não estará na Câmara no ano que vem por ter sido eleito deputado estadual.
São dez votos, afinados com o Governo, que dão uma sinalização tranquila para a eleição do dia 1º.
E obvio que vao eleger Almir Vieira , os subservientes do prefeito fazem o que ele manda e ponto final . Os outros nomes sao so para fazer de conta , ou eles acham que todos somos idiotas . Esqueceram do tapete negro, do gerente da Faema pego em flagrante cometendo suborno , do apoio do vereador a o outro vereador que deu carteirada em agente de transito. Depois querem que falemos bem do legislativo .